18/12/07 |

Embrapa lança livro sobre Manejo Florestal de Precisão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma experiência inédita no Brasil, voltada para o manejo e exploração florestal está reunida em uma publicação que será lançada na quinta-feira(20), pela Embrapa Acre.

O livro Manejo de Precisão em Florestas Tropicais: Modelo Digital de Exploração Florestal detalha as principais etapas do processo de planejamento florestal informatizado (Modeflora), tecnologia desenvolvida pela Embrapa Acre (Rio Branco) em parceria com a Embrapa Florestas (Colombo/PR), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O lançamento acontecerá às 9h da manhã, na Biblioteca da Floresta Ministra Marina Silva, localizada no Parque da Maternidade, no centro de Rio Branco. Editada pelos pesquisadores Evandro Orfanó, Evaldo Muñoz e Marcus Vinício d´Oliveira, a publicação tem o patrocínio do governo do Estado do Acre, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Florestas e Instituto Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO).  

Dirigida a profissionais do setor madeireiro e órgãos de controle ambiental, a obra apresenta, em oito capítulos, conceitos e vantagens do modelo de exploração florestal informatizado e orienta sobre projeções e uso de sistemas de referência; execução de procedimentos básicos de geoprocessamento; elaboração de inventário pré-exploratório; processamento primário de dados; e planejamento, execução e acompanhamento da atividade de exploração florestal.

Abordagem diferente

O desenvolvimento de técnicas de exploração e condução da floresta, sensoriamento remoto, tecnologia de produtos florestais e capacidade de armazenamento e processamento de informações possibilitaram a consolidação do manejo florestal em áreas tropicais, nos últimos anos.

Entretanto, conciliar inventários florestais, modelagem altimétrica do terreno, estatística espacial e execução das operações de exploração florestal com emprego de GPS e navegadores, ainda é um desafio para muitos profissionais da área.

De acordo com Orfanó, a publicação propõe uma abordagem diferenciada para o planejamento florestal, onde a precisão das informações de campo aliada a um conjunto de procedimentos de modelagem da realidade, permite a formação de uma rica base de dados georreferenciados, possibilitando a aplicação do conceito de manejo de precisão em florestas naturais nos trópicos.

A tecnologia também vai auxiliar a elaboração de planos detalhados para uso da terra em imóveis rurais e o trabalho de licenciamento ambiental por órgãos do meio ambiente.

A pesquisa com manejo florestal de precisão no Acre teve início há cerca de dois anos e foi validada no início de 2007. Quatro empresas locais já adotaram o sistema, resultando na exploração de forma digital de mais de 5.000 hectares de floresta. As vantagens da nova tecnologia vão além dos benefícios ambientais, proporcionados pela redução do impacto da atividade sobre a floresta. A implantação do modelo digital permite aumentar a produtividade e rentabilidade, proporcionando maior rendimento econômico para o produtor. 

"Outro ganho substancial proporcionado pelo Modeflora diz respeito ao aspecto legal dos planos de manejo. Com o sistema digital, todo o processo de planejamento, manejo e exploração florestal é mapeado e rastreado, facilitando o monitoramento da atividade.

Tanto os órgãos fiscalizadores como o cidadão comum poderão ter acesso via internet, às áreas de exploração e saber exatamente que árvores estão sendo retiradas, com base em imagens de satélite. Isto atribui maior transparência à atividade madeireira na Amazônia, facilitando a fiscalização e controle", explica Orfanó.

O manejo florestal de precisão vem sendo adotado pelo Sistema Florestal Brasileiro, na elaboração do Inventário Florestal Nacional e deverá ser difundido em diversos Estados da federação. A Embrapa Acre já treinou profissionais do Paraná, Santa Catarina e Pará para aplicação do novo modelo. Durante o lançamento do livro, será realizada a pré-inscrição de profissionais interessados em receber o treinamento em Rio Branco.

Outras informações: Evandro Orfanó Figueiredo. Orfano@cpafac.embrapa.brEmbrapa AcreContato: (068) 3212-3232 Diva Gonçalves. diva@cpafac.embrapa.br Embrapa AcreContato: (068) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/