19/12/07 |

Controle de doenças na pós-colheita de frutas no Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV desta semana mostra o tema   Tecnologias de controle de doenças na pós-colheita de melão, manga e uva . O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 21 de dezembro, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação no domingo, dia 23, no Canal NBR / TV Nacional, a partir das 8h. A produção deste Dia de Campo na TV é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE) e a Embrapa Semi-Árido (Petrolina - PE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As doenças na pós-colheita de melão, manga e uva afetam, em especial, as exportações brasileiras. As perdas dos frutos exportados chegam a 25%.  Os frutos de manga, uva e melão destinados ao mercado externo são colhidos e embalados ainda verdes, quando mantêm aparência saudável. Infectados ainda no campo, os frutos manifestam os sintomas de deterioração em conseqüência das doenças quando completam o amadurecimento, cerca de 30 dias após colhidos. Neste tempo, em geral, já estão desembarcadas nos portos dos países importadores e prestes a serem levadas para venda ao consumidor.

No Dia de Campo na TV os pesquisadores Daniel Terao e Andréia Hansen Oster, da Embrapa Semi-Árido e Embrapa Agroindústria Tropical, respectivamente, vão apresentar estudos realizados nas duas instituições para superar as perdas de frutos já na fase de comercialização -  um dos problemas mais sérios enfrentados pela fruticultura brasileira.

Segundo Daniel Terao, a diversidade de fungos que infectam as frutas agrava o problema. Na cultura do melão, 20 patógenos já foram apontados como causadores de doenças pós-colheita. Nos mangueirais, três deles são responsáveis por doenças como a podridão peduncular, antracnose e podridão por alternaria, que, além de afetarem os frutos, podem levar as plantas à morte. Nos parreirais, é freqüente a doença conhecida como mofo-cinzento ou podridão-cinzenta que causa a perda de frutos; e em período mais recente, tem sido registrada a presença do fungo Lasiodiplodia que provoca escurecimento do engaço, podendo desencadear podridões nos cachos.

Para Andréia Hansen, o controle desses microorganismos é de fundamental importância para a elevação da produtividade e da qualidade dessas frutas. Nos Laboratórios de Patologia Pós-Colheita da Embrapa Semi-Árido e da Embrapa Agroindústria Tropical, os pesquisadores estudam soluções para eliminar os riscos de infecção dos frutos e ainda estabelecer controles que reduzam ao mínimo os danos econômicos causados pelas doenças na pós-colheita.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Agroindústria Tropical www.cnpat.embrapa.br Jornalista: Teresa Barroso (DRT 823 CE JP)

Telefone: (85) 3299 1907

E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br

Embrapa Semi-Árido www.cpatsa.embrapa.br Jornalista: Marcelino Ribeiro (1127/DRT/BA) Telefone: ( 87) 3862 1711

E-mail: marcelrn@captsa.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica www.sct.embrapa.br

Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)

Telefone: (61) 3448-4590 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/