20/12/07 |

Embrapa elabora PDE para os próximos quatro anos

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Terminou nessa quarta-feira (19) o II Worshop de Elaboração do V Plano Diretor da Embrapa (PDE), realizado com intuito de definir os objetivos e diretrizes estratégicas para médio prazo (2008-2011). O balanço das atividades foi apresentado para a diretoria da empresa que elogiou e agradeceu o esforço de todos que participaram dos primeiros passos para concretização do documento.

Entre os tópicos apresentados no encontro, destacam-se as metas mobilizadoras que vão servir como alvo estratégico a ser perseguido pela empresa e como sinalizadores para monitorar o progresso da instituição nos próximos quatro anos. Os impactos das mudanças climáticas, o uso eficiente da água na agropecuária, produção de madeira certificada, transferência de tecnologia para empreendimento agropecuário e agroindústrias de pequeno porte e boas práticas produtivas são algumas das metas estabelecidas.

Para a diretoria, nesse V PDE, as metas são o diferencial da empresa que pretende intensificar sua atuação internacional, qualificar ainda mais seus recursos humanos, se tornar um modelo empresarial e desenvolver gestores capacitados. "Com certeza, as metas mobilizadoras é um diferencial, já que no prazo de quatro anos, os resultados efetivamente começam a aparecer", ressaltou o diretor Geraldo Eugênio.

Para a diretora Tatiana de Abre Sá, no II Workshop a imaginação estava solta. "Os participantes demonstraram muita habilidade, em que houve um estímulo à criatividade, o que vai suscitar naquilo que foi estabelecido como horizonte para realização dos trabalhos". Já o diretor Kepler Euclides Filho destacou a evolução produzida durante a constituição dos PDE's. "Presenciamos aqui uma verdadeira transformação em tudo, principalmente na forma de conduzir os trabalhos. O espírito de construção e o conhecimento novo estão sendo essenciais para construir a gestão daqui para frente.

O presidente da Embrapa, Silvio Crestana, encerrou o evento apontando um desafio de gestão, que segundo ele, será fundamental para atingir os objetivos traçados. "Precisamos investir num gestor intermediário, que tenha visão estratégica e atue em conjunto com o operacional, por isso a importância de se investir na formação e capacitação de gestores na empresa". Crestana ressaltou ainda o esforço de vários setores da empresa e das unidades, deixando de estar concentrado apenas entre a diretoria e os órgãos da sede. "O planejamento conjuntural é muito importante. Estamos resgatando aquilo que se perdeu no passado e com certeza vamos fazer a diferença com o planejamento do futuro a médio e longo prazo."

O documento apresentado ainda passará por revisões técnicas. O primeiro Worshop foi realizado no mês de novembro para formular a missão, valores, visão, posicionamento estratégico, objetivos e diretrizes estratégicas no prazo de quinze anos.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

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