27/12/07 |

Criadores de Zebú estendem parceria com a Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, assinou hoje, em Brasília, com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebú – ABCZ, um termo para a criação do centro de validação de tecnologias aplicadas ao melhoramento genético de raças zebuínas. Trata-se de um projeto que deverá envolver diversas iniciativas, tais como a avaliação genética e a criação de um banco genético de raças zebuínas, bem como uma vitrine das raças comerciais de gado zebú. A iniciativa também conta com a participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig.

A solenidade de assinatura do termo contou com a presença do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana (à esquerda na foto), e demais diretores da Empresa, do presidente da ABCZ, José Olavo Borges (à direita na foto) e dos deputados Marcos Montes (DEM-MG), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e Paulo Piau (PMDB-MG), presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Pesquisa Agropecuária, Científica, Tecnológica e Transferência de Tecnologia.

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, agradeceu o empenho dos deputados presentes por suas ações no Congresso em defesa da Embrapa e da pesquisa agropecuária. "Vivemos um momento importante para a Embrapa com esse trabalho conjunto com legislativo e executivo. O melhor prêmio que podemos receber é a oportunidade de estar trabalhando para a construção do país por intermédio de várias mãos", afirmou Crestana. Quanto à ABCZ, o diretor-presidente evidenciou ainda a relação de mais de 30 anos da Empresa com aquela associação, além de ressaltar a oportunidade aberta pela assinatura do termo, de propiciar à Embrapa a oportunidade de mostrar seu trabalho em genética e nutrição. "A assinatura deste termo significa a defesa do progresso via ciência e tecnologia, em parceria com a competência empresarial da ABCZ", afirmou.

O projeto de criação do centro de validação de tecnologias aplicadas ao melhoramento genético de raças zebuínas é parte integrante do contrato de comodato, em que a Embrapa cede à ABCZ uma área de sua propriedade para a implantação do Parque Tecnológico de Uberaba, do qual a Empresa também é parceira.   

Wilson Fonseca Jr. (MTb 121/MS)Assessoria de Comunicação SocialContatos: (61) 3448-4113 - wilson-fonseca@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/