28/12/07 |

Lula quer fortalecer Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Eu estou convencido que devemos dar esse salto de qualidade na Embrapa, é muito pouco investimento para tantos resultados garantidos!" Com essas palavras, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encerrou a reunião com a Diretoria Executiva da Embrapa, realizada na última quinta-feira (27/12), no Palácio do Planalto, em Brasília.

 Foram mais de duas horas de diálogo, quando o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana – junto com os diretores Kepler Euclides Filho, Geraldo Eugênio de França e Tatiana Sá - apresentou a proposta de fortalecimento e crescimento da Empresa para o período 2008-2010. Proposta que havia sido solicitada pelo próprio presidente Lula, publicamente, durante o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Ciência e Tecnologia, no dia 20 de novembro.

 A Embrapa propõe, até 2010: - ampliar o quadro de pessoal para 10.200 empregados; -  ampliar o orçamento em R$ 500 milhões, para incluir, dentre outras, ações de revitalização do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária; - retomar o modelo de empresa pública de direito privado, com estrutura mais ágil e flexível, para reforçar e ampliar a agenda de Inovação da  Empresa, via Lei de Inovação; -  manter a excelência em Pesquisa & Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia, Comunicação e Informação; -  consolidar a Embrapa Agroenergia; reforçar e ampliar a atuação internacional com a criação do Labex Ásia e Embrapa América Latina; fortalecer as ações e imagem da Empresa em responsabilidade sócio-ambiental.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participaram da reunião e puderam conhecer, em detalhes, os resultados da pesquisa agropecuária que ajudaram a consolidar o Brasil na liderança em Agricultura Tropical e as necessidades e novas demandas da Embrapa para os próximos 3 anos, para que essa situação seja fortalecida e ampliada.

Na próxima semana, Silvio Crestana e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, encaminharão oficialmente a proposta e deverão conversar com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, para detalhar o cronograma e as metas previstas. As negociações envolverão também o Ministério da Fazenda.

O programa de fortalecimento e crescimento da Embrapa deverá ser anunciado oficialmente pelo presidente Lula durante as comemorações dos 35 anos da Empresa, em abril de 2008.

Edilson Fragalle (Mtb 21.837/SP)Contatos: (61) 3448-4207 – edilson.fragalle@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/