17/01/08 |

Produção Integrada de Soja é desenvolvida em escala piloto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Desde a safra 2006/07, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Emater-PR, e as cooperativas Coopavel, Copacol e Cvale trabalham na elaboração das normas do sistema de Produção Integrada de Soja (PISoja), que estão sendo validadas em escala piloto, em nove pontos do Estado do Paraná.

Resultados do projeto serão demonstrados pela Embrapa Soja (Londrina-PR) e pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Escritório de Londrina) em palestra na Casa da Embrapa, no Show Rural Coopavel, a ser realizado entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro, em Cascavel (PR).

O objetivo é que as normas de Produção Integrada de Soja estejam validadas, até a safra 2010, o que permitirá regulamentar o PISoja, no Brasil. "Os consumidores demandam produtos que sejam produzidos dentro de sistemas de produção economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.

E temos relatos de que os produtores de frutas que aderiram à  Produção Integrada de Frutas (PIF) conseguiram bons resultados econômicos. Por isso, toda a cadeia produtiva precisa estar estruturada para atender estas exigências", defende a pesquisadora Divania Lima, da Embrapa Transferência de Tecnologia. Segundo ela, o PIS é baseado nas boas práticas agrícolas, o que envolve o Manejo do Solo, Manejo de Plantas Daninhas, Pragas e Manejo Integrado de Doenças.

O sistema preconiza a utilização de agroquímicos de forma racional, o que resulta em menor risco de contaminação ao homem e ao ambiente. "Além disso, a Produção Integrada visa obter um produto de melhor qualidade e passível de ser rastreado, uma vez que são registrados todos os procedimentos durante todas as etapas do processo produtivo". 

De acordo com o pesquisador Marcelo Álvares, da Embrapa Soja, com base nos resultados obtidos em nove campos pilotos de Produção Integrada de Soja conduzidos no Estado do Paraná, na safra 2006/07, pode-se  afirmar que:   -      A produtividade média (3.622 kg/ha) na Produção Integrada, na safra 2006/2007, foi superior à média do Estado (2.995 kg/ha) (Conab, 2007). -      O número médio de aplicações de herbicidas na Produção Integrada, na safra 2006/2007, foi de 2,4, o que é inferior as 2,7 aplicações feitas em lavouras do Paraná, na safra 2005/06. -      Em relação a utilização de  fungicidas, o número médio, na Produção Integrada, na safra 2006/2007, foi de 1,4 aplicação, inferior, portanto, a média de 2 aplicações levantadas pela Embrapa, no mesmo período no Paraná. -      A média de aplicações de inseticida na Produção Integrada, na safra 2006/2007, foi de 2,44, ficando  inferior a média de 3,56 aplicações do Paraná, na safra 2003/2004.

Mais informações: Jornalista Lebna Landgraf (MTB 6209) Telefone: (43) 3371-6061 e-mail: lebna@cnpso.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/