17/01/08 |

Alternativa natural identifica melhor placa dental

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um produto natural à base de açaí foi a solução encontrada pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém – PA) para identificar a placa dental de forma mais saudável e eficaz. A tecnologia desenvolvida pela Embrapa e a Universidade Federal do Pará (UFPA), será apresentada no 26º Congresso Internacional de Odontologia, em São Paulo, entre os dias 25 e 29 de janeiro.

A equipe que participará do evento é formada pelo coordenador de Gestão da Inovação da Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa, Arnoldo Medeiros, pelo supervisor de Comunicação e Negócios da Embrapa Amazônia Oriental, Moisés Modesto, e pelo assessor de Desenvolvimento Empresarial do Programa de Incentivo de Empresas de Base Tecnológica da UFPA, José Henrique Miranda.

Medeiros acredita que além de poder mostrar as vantagens e os diferenciais do corante natural, como é chamado, o congresso vai abrir portas para negociação com grandes indústrias químicas de produtos odontológicos. "O produto já está patenteado pela Embrapa nos Estados Unidos e, no Brasil, encontra-se em fase de análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que nos permite licenciá-lo para grandes indústrias do ramo, no Brasil e no exterior", afirmou.   

Segundo Modesto, essa é grande expectativa. "Esperamos prospectar potenciais parceiros para produzir e comercializar o produto. "Moisés ressaltou, ainda, um dos diferenciais do evidenciador de placa dental. "Ele se destaca, principalmente, por ser o único produto tecnológico natural mais eficaz para identificar a placa dental, revelando cerca de 62% a mais do que a olho nu."

Além disso, não possui contra-indicação, destaca-se pelo baixo custo de produção; é mais eficiente que os produtos sintéticos, geralmente nocivos à saúde; apresenta facilidade de aplicação e remoção; e poder ser utilizado no tratamento preventivo da cárie e no controle de doenças bucais, detectando a placa dental na fase inicial. Outro destaque é a possibilidade de o produto ser utilizado em campanhas de higiene bucal, em escolas e consultórios, no atendimento à população, e como incentivo às políticas públicas, ações sociais e educacionais para a prevenção e o controle das doenças bucais.

Para obter mais informações sobre o licenciamento do produto, entre em contato pelo telefone (61) 3448-4136.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/