25/01/08 |

Embrapa Agropecuária Oeste tem novo chefe-geral

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O diretor-executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Geraldo Eugênio de França, cumpre na quarta-feira(23) e quinta-feira ( 24) agenda de compromissos na Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados-MS.

Durante o dia 23, Geraldo Eugênio conheceu as instalações do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocultura, instalado, em 30 hectares, no Campo Experimental da Empresa em Ponta Porã-MS. O projeto, financiado pelo Ministério de Integração Nacional com contrapartida do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, tem a parceria da prefeitura de Ponta Porã, Sebrae, Senar, Seprotur, Agraer, Uniderp, Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura, associação de produtores de ovinos de Ponta Porã e outras organizações. A proposta tem abrangência na região de fronteira, compreendida pelos municípios de Bela Vista, Ponta Porã, Dourados, Caracol, Antônio João, Aral Moreira, Amambai, Caarapó e Laguna Carapã.

As ações envolvem a implantação do Centro Experimental de Ovinocultura do Estado e do Centro de Capacitação de mão-de-obra rural destinada à atividade; e a elaboração do Manual de Boas Práticas na Ovinocultura e do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultores Familiares e Assentados da Região.

"Um projeto deste porte exige a parceria com diversas instituições, inclusive do Paraguai, e leva a ovinocultura como mais um componente para o sistema de produção do agricultor", destaca Geraldo Eugênio.

Nomeação – já no dia 24, em reunião com funcionários da Empresa, no auditório da Unidade, o diretor-executivo nomeará o novo chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas. 

A escolha do novo chefe-geral aconteceu por meio de um processo público que envolveu exame de currículo, apresentação e defesa de proposta de trabalho e avaliação de capacidade gerencial. O engenheiro agrônomo, com doutorado em produção vegetal na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), desenvolve pesquisas em sistema integrados de produção, em especial, com a cultura de algodão e gerenciará a Unidade da Embrapa para o período de dois anos, prorrogável por mais dois.

Lamas sucederá o também engenheiro agrônomo, com doutorado em irrigação e drenagem pela mesma instituição de ensino, Mário Artêmio Urchei, que em seus quatro anos de gestão buscou, ao lado de sua equipe, diversificar a matriz de pesquisa da Unidade da Embrapa, dialogar com todos os segmentos da sociedade, modernizar e reestruturar a infra-estrutura da Empresa e inserir nas ações do Centro um programa de gestão ambiental.

Ainda durante essa visita, o diretor-executivo participará de reuniões junto às autoridades da região e representantes de diversos segmentos do setor agropecuário.

Dalízia Aguiar - DRT/MS 28/03/14Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados/MS(67) 3425-5122 r.: 106 - dalizia@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/