23/01/08 |

Diretoria da Embrapa é reconduzida para mais três anos de mandato

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, reconduziram a diretoria da Embrapa para um mandato de três anos. O ato foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (23).

O diretor-presidente, Silvio Crestana, e os diretores-executivo, Kepler Euclides Filho, José Geraldo Eugênio de França e Tatiana de Abreu Sá assumiram a diretoria da Empresa em 2005, com a proposta de dar ênfase às ações estratégicas, entre elas, consolidar a liderança da Embrapa no domínio do conhecimento e tecnologia agropecuária para o mundo tropical. A idéia resultou na implantação de uma agenda de cooperação tanto com países mais desenvolvidos quanto com aqueles em processo de desenvolvimento.

A Embrapa atualizou, ainda, o seu programa de pesquisa para atender às demandas da sociedade e manter a sua competitividade no cenário internacional, incorporando áreas de fronteira do conhecimento como nanotecnologia, agricultura de precisão e alimentos funcionais. Ampliou também a sua atuação com a criação da Embrapa Agroenergia, dezessete anos após a criação do último centro de pesquisa, e com a implantação do  Escritório de Negócios e Transferência de Tecnologia na África.

Outra conquista da diretoria foi a ampliação do orçamento e a criação de um novo plano de carreiras, com a  renovação do quadro de pessoal especializado. Para tanto, foram realizados concursos para as áreas estratégicas de pesquisa, em 2005, e para contratação de pessoal de suporte técnico de nível superior (Analistas), em 2006, com o objetivo de dar sustentação aos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento. Ano passado, foi realizado o processo seletivo para a área de suporte à pesquisa em nível fundamental e médio. Nesse contexto de renovação de pessoal, a Embrapa realizou o Programa de Desligamento Voluntário – PDI, que está sendo desenvolvido em um período de cinco anos (2005/2009).

A Lei de Inovação, regulamentada em 2005, permite a formação de Empresas de Propósitos Específicos (EPEs) para aumentar ainda mais a  interação com o mundo privado. Com a criação da Assessoria de Inovação Tecnológica  (AIT), a Embrapa fortaleceu ainda mais sua capacidade de inovação, ocupando um patamar diferenciado quanto a oportunidades de negócios e a evolução do que já foi conquistado. Em 2007, a Embrapa propôs a criação de uma EPE Etanol LC Bio, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o que vai possibilitar maior agilidade, flexibilidade e continuidade na expansão do financiamento do desenvolvimento tecnológico.

Fortalecimento e crescimento da Embrapa

Para os próximos três anos (2008-2010), a diretoria propõe ações de fortalecimento e crescimento da empresa. A encomenda foi feita pelo próprio presidente Lula durante o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Ciência e Tecnologia, em novembro do ano passado.

A proposta inclui ações de ampliação do quadro de pessoal para 10.200 empregados e do orçamento em R$ 500 milhões; retomada do modelo de empresa pública de direito privado, com estrutura mais ágil e flexível, para reforçar e ampliar a agenda de Inovação da  Empresa, via Lei de Inovação; manutenção da excelência em Pesquisa & Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia, Comunicação e Informação; consolidação da Embrapa Agroenergia; reforço e ampliação da atuação internacional com a criação do Labex Ásia e Embrapa América Latina;  e fortalecimento das ações e imagem da Empresa em responsabilidade sócio-ambiental.

Para atender às novas demandas tecnológicas, os dirigentes propõem também as principais metas da Empresa no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas áreas de biologia avançada, nanotecnologia, recursos hídricos, agroenergia, mudanças climáticas, meio ambiente, sanidade animal e vegetal, reforma agrária e populações tradicionais, agricultura de base ecológica, entre outras.

O programa de fortalecimento e crescimento da Embrapa deverá ser anunciado oficialmente pelo presidente Lula durante as comemorações dos 35 anos da Empresa, em abril de 2008.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/