23/01/08 |

Embrapa Meio-Norte cria núcleo de multiplicação de galinhas caipiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Sistema Alternativo de Criação de Aves Caipiras, que foi denominado mais tarde de Modelo Regeneração para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, sendo adotado em vários estados, ganha uma nova e avançada versão em 2008.

A Embrapa Meio-Norte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criou e está estruturando o Núcleo de Multiplicação de Galinhas Caipiras, por meio  de dois projetos financiados pelo Banco do Nordeste e o Tesouro Nacional.

O núcleo está sendo estruturado em Teresina, na sede da Embrapa, numa área coberta de 42 metros quadrados. Os projetos estão voltados para o incremento na comercialização das aves, com a criação em módulos maiores e também para a caracterização genética de animais caipiras.

A produção anual está sendo projetada em 15 mil ovos fertilizados, que serão transformados em pintos por meio  de chocadeiras automáticas. Toda a produção atenderá ao planejamento dos criadores cadastrados, segundo o pesquisador Firmino José Vieira Barbosa.

Uma unidade demonstrativa, com as mesmas dimensões do núcleo de Teresina, também está  sendo estruturada no município de São João do Piauí. A idéia do núcleo, formatada por Firmino José, é ampliar as ações, com unidades demonstrativas, nos municípios de São João dos Patos, Nova Iorque e Benedito Leite, no Maranhão, além de Guadalupe, Antônio Almeida e Uruçuí, no Piauí.

A proposta de  avanço do núcleo em mais seis municípios está sendo ancorada no projeto Alternativas Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Rurais, que ficam situadas no entorno da represa Boa Esperança, no rio Parnaíba. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF é quem financiará o projeto.

Resgate

Essa nova proposta da Unidade, que está sendo materializada com esse núcleo, pretende resgatar a identidade dos grupos genéticos de galinhas originárias dos diversos ramos genealógicos introduzidos no Brasil a partir do descobrimento. As aves serão avaliadas em termos de potencial produtivo. Em seguida, serão melhoradas através de  seleção, e multiplicadas.

Com o uso de marcadores moleculares hipervariáveis na caracterização de galinhas naturalizadas da região, segundo o pesquisador, o núcleo vai gerar informações necessárias aos programas de melhoramento genético, manejo e conservação desses grupos. A partir daí a produção de aves no Piauí e Maranhão,  principalmente nas áreas de assentamentos e pequenas comunidades, terá condições de dar um salto de qualidade e produtividade.

Fernando Sinimbu ( 654 MTb/PI)Contatos:(86) 3225-1141 ramal 118fernandosinimbu@cpamn.embrapa.brEmbrapa Meio-Norte

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/