31/01/08 |

Ministro destaca liderança do Brasil na agropecuária mundial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o Presidente da Embrapa, Silvio Crestana, estiveram no Show Rural Coopavel (Cascavel, PR) nesta quinta-feira (31) para lançamento de três novas tecnologias da Embrapa. O Ministro destacou o bom momento do agronegócio brasileiro e atribuiu os avanços ao conhecimento científico.

"O Show Rural mostra a riqueza agrícola do país", declarou o Presidente da Embrapa, salientando que o Paraná já detém o reconhecimento como celeirodo Brasil e agora abre espaço para os outros setores produtivos mostrarem o salto tecnológico da agricultura tropical, que tem assumido a liderançano cenário mundial: "Somos líderes na agropecuária e também no conhecimento científico", diz Crestana.

Segundo o Ministro Reinhold Stephanes, "estamos vivendo um momento especial em todos os segmentos da agricultura, do pequeno agricultor familiar ao exportador. Isto não é resultado apenas dos preços, mas dos rendimentos, da resistência às doenças, da qualidade dos produtos que estamos oferecendo ao mundo. Efetivamente, para manter a liderançamundial, precisamos investir na pesquisa".

O Ministro alerta para uma inversão na lógica do mercado: "Até hoje, todos os ganhos com aincorporação de produtos agrícolas resultavam na mesa do consumidor, com a maior oferta de produto. Agora, os excedentes são destinados à exportação,atendendo a demanda dos países asiáticos e da China, o que leva ao aumento de preços".

Na Embrapa, foram lançadas três novas tecnologias: o Kit de Análise de Biogás, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves; o sistema de Produção Integrada de Trigo, da Embrapa Trigo; e a cultivar de soja convencional BRS 282, da Embrapa Soja. No Show Rural, participam 19 unidade da Embrapa, mostrando 52 tecnologias destinadas ao produtor da Região Sul.

Reunião com assistência técnica

Durante o Show Rural, o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, participou também de uma reunião no estande da Secretaria de Agricultura do Paraná(SEAB), que pretende formar uma rede de integração entre assistência técnica e pesquisa para atuar, principalmente, em áreas como pecuária de leite, fruticultura e olericultura, e manejo do solo e da água.

A expectativa da Seab é que a Embrapa participe efetivamente do projeto, com ênfase para a formação dos técnicos que irão participar da rede de transferência de tecnologia.

Também participaram da reunião o presidente da Emater-PR Arnoldo Bandeira, o diretor de crédito do Banco do Brasil, Luiz Carlos Guedes, o presidenteda Itaipu Binacional, Jorge Samek, secretários de agricultura de 50 municípios do oeste do Paraná e três prefeitos da região.

Lebna Landgraf(MTb2903)Embrapa SojaContatos:(43) 3371 6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/