08/02/08 |

Embrapa Meio-Norte e Associação de Criadores de Gado Pé-Duro firmam parceria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI) assinou  um contrato de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Criadores de Gado Pé-Duro (ABPD) com o objetivo de  promover um  intercâmbio de conhecimentos para a manutenção e desenvolvimento do gado pé-duro nos estados do Nordeste do Brasil.

De acordo com o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Meio-Norte, José Oscar Lustosa Júnior, o contrato visa ainda a integração de esforços entre as duas instituições, para que a Embrapa Meio-Norte possa prestar apoio técnico por meio da disponibilização   de conhecimentos e tecnologias voltadas para a conservação e desenvolvimento do gado pé-duro, correspondente à execução parcial do projeto responsável pela criação do Núcleo de Conservação de Recursos Genéticos Animais do Meio-Norte.

Todas as ações a serem implementadas estarão descritas num Plano de Trabalho a ser elaborado pelas duas instituições.  Caberá à Embrapa, entre outras ações, orientar a instalação e condução das atividades planejadas no Plano  de Trabalho e executar as atividades a serem realizadas descritas no cronograma de execução do Plano  de Trabalho.

Já a Associação Brasileira de Criadores de Gado Pé-Duro deverá também executar as atividades a serem realizadas descritas no cronograma de execução do Plano de Trabalho; disponibilizar o pessoal e equipamentos, máquinas, implementos e veículos necessários ao adequado desenvolvimento dos trabalhos objeto do contrato; permitir e executar conjuntamente com a Embrapa a realização dos eventos de difusão, conforme descrito no Plano de Trabalho; designar, formalmente, um responsável técnico, incumbido de coordenar, direta e conjuntamente, a execução do contrato e responsabilizar-se integralmente por todas as obrigações tributárias aplicáveis, sejam federais, estaduais ou municipais e participar  dos eventos de difusão do programa e nas peças de material informativo.

Aprimoramento da raça

Para Fernando Pires Rebêlo Gayoso Freitas, presidente da ABPD, esse projeto é de grande importância para a Região tendo em vista que irá contribuir para o aprimoramento da raça. "Estamos também trabalhando para obter o registro da raça Pé-Duro junto ao Ministério da Agricultura, o que dará um incentivo aos criadores e despertar o interesse em mais pessoas para criar o Pé-Duro", informa.

Ele destaca que os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos pela Embrapa e pela Associação contribuirão para a valorização econômica da raça e sua inserção no mercado. "Queremos trabalhar o pé-duro como um produto com indicação geográfica de origem, destacando suas qualidades como produto orgânico, como uma carne de qualidade em relação às outras raças e também sua importância para a história do Piauí", conclui.

 

Maria Eugênia Ribeiro (MTb 1091 / PI)Embrapa Meio-NorteContato: (86) 3214-4003 / 9987-1487 eugenia@cpamn.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/