08/02/08 |

Dia de campo apresenta nova bananeira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de apresentar a bananeira BRS Conquista e divulgar uma nova técnica de aplicação de fungicida para o controle da Sigatoka-negra, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) promove na quarta-feira(13), a partir das 10h, dia de campo, no Sítio Marisa, de propriedade do senhor Ornir Peixoto, situado no km 42 da Estrada de Balbina, município de Presidente Figueiredo (AM).

Os pesquisadores Luadir Gasparotto e José Clério são os responsáveis por esta atividade.A sigatoka-negra é a principal doença da bananeira, podendo ocasionar a perda de até 100% da produção.

Desde o surgimento no Brasil, em 1998, a Embrapa Amazônia Ocidental, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério daAgricultura,Pecuária e Abastecimento, pesquisa meios de controlar essa doença e garantir a sustentabilidade do agronegócio da bananicultura.

As opções mais utilizadas são a substituição dos bananais suscetíveis à doença por cultivares resistentes e a aplicação de fungicidas nos plantios atacados.

Mais eficiência no controle

Segundo o pesquisador Luadir Gasparotto, o dia de campo vai servir para mostrar as mais recentes alternativas disponibilizadas pela pesquisa: a nova cultivar que está sendo plantada em vários Estado brasileiros, com a finalidade de comprovar a sua resistência à Sigatoka negra e a nova técnica de aplicação de fungicida para o controle da sigatoka-negra, com destaque aos procedimentos necessários para a adoção da tecnologia de aplicação.

As vantagens dessa técnica de aplicação de fungicida, explica o pesquisador, é que existe maior eficiência no controle da sigatoka-negra pois o produto é colocado diretamente na axila (junção da folha com o rizoma), o que reduz significativa o número de aplicações. Como não há necessidade de  veículo e o operário não fica exposto ao produto, conseqüentemente há uma  redução drástica de intoxicação e nos  custos de aplicação com uma  oferta de bananas de melhor qualidade aos consumidores", garante.

A banana BRS Conquista se assemelha ao sabor e formato da cultivar maçã e também é resistente à sigatoka-negra e ao mal-do-panamá. Todos os procedimentos para o lançamento e divulgação dessa nova cultivar (previsto para este ano), estão sendo feitos de acordo com o plano de marketing estabelecido em parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), que compreende também a proteção da cultivar, testes sensoriais, montagens de Unidades Demonstrativas e pomar de plantas básicas, licenciamento de viveiristas entre outros.

A nova variedade começou a ser plantada no mês de fevereiro de 2007 nas cidades de Presidente Figueiredo (AM), Cáceres e Rondonópolis (MT), Andirá (PR), Jales (SP) e começará a ser implantada em Unidades de Observação de Janaúba (MG), Registro (SP) e litoral de Santa Catarina.

A disseminação da Conquista é também resultado da ação dos Escritórios de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia (SNT), encarregada de introduzir no mercado as tecnologias geradas pela pesquisa.

O novo material foi multiplicado e avaliado quanto à resistência a doenças, produtividade e aceitação comercial. Além disso, foram efetuados testes de degustação com 120 consumidores em dois supermercados, em Campinas (SP), e com 17 atacadistas no Ceagesp, em São Paulo (SP).

A aceitação, segundo Gasparotto, foi plena. A intenção de fazer os testes nessas cidades se deve à proximidade com os maiores mercados consumidores e com os grandes centros de distribuição de alimentos do País.

O dia de campo conta com o apoio do Escritório de Negócios da Amazônia(ENA), Prefeitura Municipal, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Idam) e Secretaria de Produção Rural de Presidente Figueiredo, que prevêem uma grande oportunidade para divulgar os avanços da pesquisa com a cultura da banana e esperam a participação de aproximadamente 500pessoas.

Maria José Tupinambá(MTb 114/AM)Embrapa Amazônia OcidentalContatos:(92) 3621 0406


Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/