11/02/08 |

Embrapa capacita técnicos em boas práticas de fabricação na agroindústria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 300 extensionistas serão capacitados, em 2008,  em boas práticas de fabricação (BPF) para garantir a qualidade e a segurança de alimentos processados em agroindústrias de pequeno e médio porte. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras e órgãos de extensão rural de 17 Estados e do Distrito Federal.  A primeira turma começou hoje  (11) em Brasília e vai até 15 de fevereiro.

A adoção de sistemas BPFs leva à redução de custos e à garantia de segurança dos alimentos processados. Segundo Fenelon do Nascimento Neto, coordenador do programa e pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, empresa ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a falta de informação e orientação técnica são as principais causas de ocorrências de não-conformidades verificadas nas rotinas de trabalho da Vigilância Sanitária e que, por vezes, resultam em problemas de contaminação, colocando o consumidor em risco.

A agroindústria familiar merece atenção especial pela dificuldade de acesso às informações. Por outro lado, a adoção de BPFs exige largas doses de comprometimento de todo o pessoal envolvido no processamento. "Tão importante quanto identificar os pontos críticos de contaminação e implementar as soluções adequadas é a mudança de comportamento e de hábitos arraigados", explica o pesquisador.  

A capacitação abrange teoria e prática com visitas monitoradas a empresas locais de cada Estado. Ao final do curso, o participante deve ser capaz de compreender os fatores relacionados à deterioração de alimentos; conhecer as práticas que evitam a depreciação prematura do produto; e ter plena condição de elaborar manuais de boas práticas de fabricação.

Durante o ano de 2008, os cursos serão dados a técnicos de São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Acre, Amazonas, Amapá e Maranhão.

Soraya Pereira (DRT 26165/SP)Embrapa Agroindústria de AlimentosTelefone: (21) 2410-9539E-mail: soraya@ctaa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/