11/02/08 |

Dia de campo aborda manejo do algodoeiro e pragas da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na última quinta-feira (07), Itaquiraí (MS) recebeu produtores, técnicos e pesquisadores para participar de um dia de campo na Fazenda Don Francisco. O evento foi realizado pela Copasul, Fundação Vegetal, Coodetec e Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Transferência de Tecnologia, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante o encontro, foram apresentadas aos produtores cultivares de soja convencionais como BRS 206, BRS 239 e BRS 240; e as transgênicas, BRS 243 RR, BRS 245RR e BRS 256RR. De acordo com os pesquisadores da Embrapa, a BRS 239 e a BRS 243RR estão chamando a atenção dos produtores em muitas lavouras de soja. A BRS 239 destaca-se por sua alta adaptabilidade aos solos da região; a BRS 243RR por sua precocidade e pelas expectativas otimistas de produção.

A cultura do algodoeiro foi apresentada pelo fitotecnista da Embrapa Fernando Mendes Lamas, que destacou o manejo de cultivares recomendadas para Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a BRS Cedro tem alta produtividade e rendimento de fibras, resistência a viroses e tolerância a ramulose, ramularia e bacteriose. A BRS Buriti, por sua vez, reage bem às doenças do Cerrado e suas fibras destacam-se pela alta resistência a doenças. Já a BRS Araçá é produtora de fibras e fios de qualidade superior.

Dia de Campo

Segundo o diretor da Copasul Gervásio Kamitani, nesses encontros, os agricultores podem tirar suas dúvidas e aumentar o seu conhecimento. "Aqueles que vieram só tiveram a ganhar, pois foram apresentadas ótimas cultivares, conheceram uma nova realidade do algodão, além de esclarecerem as dúvidas que encontram no decorrer do dia," disse.

Para o agricultor Nelson Antonini, os dias de campo são muito importantes, pois "a agricultura está em nível alto e, cada vez mais, precisamos de auxílio e esclarecimento sobre algumas dúvidas. Podemos também conhecer as novas variedades de cultivares e substituir as antigas".

Dalízia Aguiar (DRT 280314/MS)Embrapa Agropecuária OesteTelefone: (67) 3425-5122 - ramal 106E-mail: dalizia@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/