04/11/13 |   Agricultura familiar

SemiáridoShow encerra afirmando sua importância na divulgação da Convivência com o Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernanda Birolo

Fernanda Birolo - Evento recebeu milhares de visitantes

Evento recebeu milhares de visitantes

O Semiárido brasileiro esteve em evidência durante os quatros dias do SemiádioShow, um evento voltado para a agricultura familiar, que busca divulgar as tecnologias e as práticas de Convivência com o Semiárido. Nessa edição, o evento teve como tema "Terra, água e tecnologias para a produção de alimentos", incluindo a discussão sobre o acesso a terra como um das garantias de qualidade de vida do povo sertanejo.

Durantes os dias 29 de outubro a 1º de novembro o espaço da feira da agricultura familiar, localizada no Km 148 da BR-428, na área da Embrapa Produtos e Mercado, em Petrolina (PE), recebeu aproximadamente 30 mil pessoas, entre estudantes, agricultores, pesquisadores, entre outros. Os visitantes do evento puderam participar de minicursos, seminários, conhecer tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva, de cultivos apropriados para o Semiárido, espaço do umbuzeiro do conhecimento, que abordou a educação contextualizada como umas das ações que contribui para a valorização do ser humano da cultura, conhecimento no Semiárido.

Para um dos coordenadores do evento e coordenador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Ademilson da Rocha (Tiziu), o SemiárdoShow é um evento  que contribui para o fortalecimento e a perspectiva de um Semiárido rico e repleto de potencialidades. Para ele, a edição deste ano contribuiu para ampliar o debate do acesso a terra, que é à base da Convivência com o Semiárido. Também divulgou temas como "as cinco linhas de água, ajudou a ter uma consciência melhor em relação à questão ambiental, contribuiu na discussão da educação contextualizada", afirmou Tiziu.

Nessa edição, o SemiáridoShow avançou oferecendo seminários que deram oportunidade aos movimentos sociais, agricultores, sociedade civil e representantes governamentais a dialogar sobre as políticas públicas para Convivência com o Semiárido e ao acesso a terra. Para José Nilton Moreira, Chefe adjunto de Transferência Tecnologia da Embrapa Semiárido e coordenador do SemiáridoShow, esses espaços de debate político vêm somar ao evento que, para ele, "não pode passar sem as provocações desses debates", comentou.

Outro espaço atrativo para os visitantes foi a Vila de Economia Solidária, área destinada para agricultores e agricultoras exporem seus produtos oriundos da agricultura familiar. Nesse espaço foram expostos e comercializados produtos de 55 empreendimentos dos estados da Bahia, Piauí, Alagoas e Pernambuco, a exemplo de artesanatos, doces, geleias, licor, entre outros produtos. De acordo com Lidiane Santana, representante da Associação Mulheres de Valor, da cidade de Santa Brígida (BA), a Vila ajuda a fortalecer as experiências das associações e sobretudo ajuda na autoestima das pessoas envolvidas, além de ser um espaço que permite a troca de conhecimento entre os empreendedores.

Para o agricultor João Santos, o evento trouxe informações sobre práticas que ele exerce em seu dia-a-dia em sua comunidade, no município de Casa Nova (BA), como o uso das plantas forrageiras, utilizadas na alimentação dos animais.  Elleo Chagas, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, da Zona Rural, comenta que o estande de demonstração de pesquisas da instituição permitiu que os trabalhos realizados no Instituto fossem compartilhados com as/os principais interessados: os agricultores.

José Nilton avalia que o evento respondeu de forma positiva às expectativas da coordenação, ressaltando a quantidade de interessados em visitar da feira.  "Ficamos impressionados com a procura, a gente teve bem mais agricultores querendo participar do que a quantidade que a gente tinha condição de trazer". Isto só vem comprovar a importância do SemiáridoShow para divulgar as experiências exitosas dos agricultores e os avanços no campo das tecnologias e pesquisas que contribuem para as práticas de Convivência com o Semiárido.

O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irppa) e contou com o patrocínio da Unisol, Unicafs, RedegenteSAN, Semear, Asa, Sebrae, Governo do Estado da Bahia e Pernambuco, Banco do Nordeste, Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Incra e o governo federal através dos Ministérios do Trabalho e Emprego, Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Combate à fome.

 

Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3734

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

semiaridosemiaridoshow