13/02/08 |

Crestana recebe embaixadora de Marrocos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente da Embrapa, Silvio Crestana, recebeu nesta quarta-feira (13/02), a embaixadora de Marrocos Farida Jaidi e o ministro conselheiro Salah Limi. A visita teve como principal objetivo estreitar o relacionamento com a empresa, a fim de firmar acordos de cooperação técnica entre os dois países que possuem interesses comuns tanto na agenda de pesquisa, quanto na agenda comercial.

Biotecnologia, pecuária, agroindústria e pastagens são algumas das áreas de interesse do Marrocos. O Brasil, por sua vez, tem interesse em culturas produzidas no Marrocos como tamareira e oliveira, além da criação de caprinos, que no país marroquino já é bem desenvolvida. Lá cabras e ovelhas são capazes de gerar até três filhotes por cria (o normal é gerar um). Outro ponto que atraiu a Embrapa foi o desenvolvimento de tipos de trigo mais apropriados para o cerrado e o semi-árido.

Para a embaixadora, firmar acordos de cooperação com a Embrapa é de extrema importância. "Como aqui no Brasil, a agricultura também é muito importante para o Marrocos. Temos muito em comum e nada melhor do que a troca de experiências", relatou.

Segundo Crestana, a idéia é encontrar uma maneira rápida de cooperar efetivamente. "Já existe um elenco de prioridades que se pretende cumprir. As embaixadas do Brasil e Marrocos estão motivadas e já temos as condições necessárias para firmarmos acordos", explicou.

O próximo passo é sair do âmbito das discussões e colocar em prática os projetos já desenvolvidos. Durante a visita, Crestana apresentou documento com os termos do acordo de cooperação entre a Embrapa e a Academia Nacional de Ciência e Tecnologia Hassan II, de Marrocos, da qual Crestana é membro efetivo. Já a embaixadora também apresentou documento com os termos da cooperação técnica entre a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária de Marrocos (Inra). "Estamos bem adiantados. Uma missão do Brasil já foi até Marrocos e técnicos marroquinos também vieram aqui. Os projetos estão prontos, basta agora, acelerarmos o processo para que o mais breve possível essas parcerias sejam colocadas em prática", explicou Crestana.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/