12/02/08 |

Produção de leite a pasto é tema de evento no Maranhão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Meio-Norte (Teresina - PI) promove neste sábado (16), a partir das 8h, na Fazenda ASA, em Igarapé Grande (MA), o Dia de Campo Produção de Leite a Pasto. O evento visa à capacitação de produtores, técnicos e estudantes acerca da produção de leite a pasto.

O evento será dividido em três partes. A primeira terá o tema Produção de Leite a Pasto e será apresentada pelo consultor do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro) e pesquisador aposentado da Embrapa Meio-Norte, José Alcimar Leal. Em seguida o tema será Formação e Manejo de Pastagem, com o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Raimundo Bezerra de Araújo Neto. Para finalizar o evento, serão apresentadas informações sobre Manejo Sanitário e Higiene de Ordenha, pela bolsista do convênio entre a Embrapa e a Fapema, Fernanda Tércia Silva Cardoso.

A realização é uma parceria com Finep, Inagro, Governo do Maranhão, Fapema, Agerp e Prefeitura de Igarapé Grande. O evento faz parte de uma série de ações que a  Embrapa vem desenvolvendo há vários anos voltadas para o fortalecimento da produção de leite na região Meio-Norte.

ProjetoUma delas é o Projeto Transferência de Tecnologia na Cadeia Agroalimentar do Leite na Região Meio-Norte, financiado pela Finep. O projeto tem por objetivo proporcionar a modernização da cadeia agroalimentar do leite através da transferência de tecnologia na produção de leite a pasto e da implementação de produtos derivados do leite.

Com a execução do projeto espera-se aumentar a produção de leite na Região Meio-Norte, com impacto econômico na produção e industrialização do leite, gerando renda para os produtores e emprego no meio rural, além dos impactos ambientais (melhorar a cobertura do solo através da pastagem, dificultando os efeitos da erosão no solo), dos impactos sociais  (apoiando a fixação do homem no campo e a capacitação do produtor) e dos impactos tecnológicos (através da disponibilização de práticas modernas na produção e melhoria da qualidade dos produtos lácteos).

Produção de leite

A produção de leite na Região Meio-Norte do Brasil é proveniente de pequenos produtores e é caracterizada pelo baixo volume individual por produtor. Como a região está inserida no Programa de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, proposto pelo Governo Federal, objetivando diminuir a vulnerabilidade alimentar de grupos carentes, o leite torna-se um produto alimentar de alta prioridade para o Governo Federal, para utilização no Programa de Segurança Alimentar, assumindo  uma grande importância econômica e social, na viabilização do segmento da agricultura familiar.

Uma alternativa para tornar essa atividade mais competitiva, tem sido o uso do sistema intensivo de produção em pastagem, mantendo estável a oferta de alimentos para o rebanho e gerando um aumento de produção por área, aumentando assim a viabilidade econômica da atividade.  O uso dessa tecnologia ainda é pouco freqüente entre os produtores, o que requer o uso de um processo de transferência mais eficiente. Esse projeto beneficiará os pequenos empreendedores, inseridos no segmento agroindustrial de pequeno porte, visando a sua capacitação, a partir de uma metodologia que atenda além dos conhecimentos de produção, as potencialidades de mercado, as características da matéria prima, a demanda do produto final, passando pela gestão, processamento, armazenamento e comercialização.

Maria Eugênia Ribeiro (DRT 1091/PI)Embrapa Meio-NorteTelefone: (86) 3214-4003E-mail: eugenia@cpamn.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/