15/02/08 |

Crestana participa de aula inaugural do mestrado em agroenergia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, será um dia histórico para a agronergia no País. Será realizada a aula inaugural do Mestrado Profissional em Agronergia, o primeiro curso no mundo especializado em gestão de agroenergia. A aula será proferida pela ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A cerimônia contará com a presença do diretor-presidente, Silvio Crestana, do presidente da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Carlos Ivan Simonsen, do diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz  - Esalq-USP, Antonio Roque Dechen, e do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, idealizador e criador do curso. O evento será realizado a partir das 17 horas no salão nobre da FGV de São Paulo.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Embrapa, a FGV e da Esalq, que coordenam de forma tripartite o curso. O programa foi elaborado pelas três instituições e cada uma vai se responsabilizar por uma área. As disciplinas voltadas para gestão empresarial serão ministradas pela FGV, as de caráter agronômico pela Esalq e as tecnológicas pela Embrapa.

Logo no dia 16, os 35 alunos matriculados no curso terão aula da primeira disciplina: "Fontes alternativas de agorenergias", ministrada pelo pesquisador João Flávio Veloso (Embrapa Soja). De maio a julho, será a vez da disciplina "Processamento da produção e transformação", sob a responsabilidade da pesquisadora Regina célia Araújo Lago (Embrapa Agroindústria de Alimentos); de agosto a setembro, o tema das aulas será "Ferramentas de gestão do negócio agrícola", a ser ministrada pelo pesquisador Fábio Ricardo Marin (Embrapa Informática Agropecuária); e, fechando o ano, os ensinamentos serão sobre "Binômios e associações estratégicas em agroenergia", do pesquisador José Maria Irias (Embrapa Meio Ambiente).

Sobre o curso - O mestrado, que terá duração de, no mínimo, dois anos, é destinado a profissionais com experiência de trabalho que buscam aprimorar e aprofundar seus conhecimentos para gerir com competência o sistema de produção da energia da biomassa, além de qualificar-se para a administração de empresas ligadas à agroenergia. É indicado, principalmente, para graduados nas áreas de Engenharia Agronômica, Economia e Administração. A idéia é desenvolver habilidades nas áreas de Gestão Econômica, Tecnologia Agrícola e Processos de Produção de Agroenergia.

Texto: Flávia Bessa – MTB 4469/DF Contatos: (61) 3448-4568 / flavia.bessa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/