15/02/08 |

Pai do biodiesel visita Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente da Tecnologias Bioenergéticas (TecBio), Expedito Parente, esteve na manhã desta sexta-feira (15) na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele foi recebido pelo diretor-presidente, Silvio Crestana, e pelo chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães. O engenheiro químico cearense ficou conhecido como um dos criadores do biodiesel, tendo feito os primeiros estudos sobre o assunto ainda na década de 70. "É um dia especial para nós, temos aqui o pai do biodiesel", saudou Crestana.

Parente mostrou-se preocupado com a sustentabilidade da cadeia produtiva de biodiesel porque houve aumento dos preços das commodities agrícolas em geral, o que, segundo ele, impactou diretamente no preço das culturas que também são utilizadas para extração de óleo vegetal para a fabricação do biocombustível. Mas ele lembra que a produção desse tipo de energia engloba também outras finalidades. "O que nós temos que pensar é quanto custa não produzir o biodiesel", diz, lembrando que o  Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel tem também uma dimensão social, além da ambiental.

Entre as novidades tecnológicas na área de biocombustíveis, Parente anunciou que está iniciando pesquisas para a produção de energia a partir de algas criadas em biorreatores, em parceria com grupos canadenses e americanos. A TecBio, criada por ele em 2001, também é reconhecida como laboratório de referência internacional na pesquisa de bioquerosene, um tipo de querosene vegetal alternativo para aviões a jato. O  produto foi homologado pelo Centro Técnico Aerospacial.

Expedito Parente

Expedito Parente é pós-graduado em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduacao e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Especializado em Tecnologia de Óleos Vegetais e Tecnologia Química Industrial, é o detentor da primeira patente de um processo de produção industrial de biodiesel. Professor universitário, pesquisador e consultor técnico nas áreas de uso da biomassa para fins químico, energético e alimentício, recebeu várias homenagens ao longo da carreira. As mais recentes são a Medalha do Conhecimento 2007, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o título de Engenheiro do Ano, da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros.

Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/