18/02/08 |

Workshop discute eletrônica em equipamentos agrícolas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O 2º Workshop ISOBUS (ISO 11783) Brasil, a ser realizado de 20 a 22 de fevereiro na Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento traz novidades inéditas nesta edição: a apresentação pela primeira vez no Brasil de um trator padronizado segundo a norma ISOBUS, o que quer dizer que este equipamento tem programas computacionais compatíveis com os implementos e a eletrônica a bordo, além de palestras e cursos.

O trator ISOBUS é da Valtra, com implemento da ATB e eletrônica da Enalta, empresa de São Carlos, parceira da Embrapa Instrumentação, e estará exposto para demonstração no pátio do Centro. Um dos organizadores do evento, o pesquisador Ricardo Inamasu da Embrapa Instrumentação, explica que a nova edição do workshop tem ainda como novidade um dia dedicado a realização de minicurso por especialista de empresas americanas e européias para fornecer subsídio aos iniciantes.

Estarão reunidos no evento representantes das maiores empresas de equipamentos e implementos agrícolas e de institutos de pesquisas do Brasil e do exterior para discutir uma forma de padronizar a eletrônica embarcada usada em máquinas agrícolas. Um dos maiores problemas hoje, com o aumento da complexidade de sistemas de diferentes fornecedores para supervisionar e para controlar automaticamente as funções das máquinas e implementos, é a freqüente incompatibilidade existentes entre os sistemas.

A partir da década de 70, o produtor passou a conviver com uma grande quantidade de eletrônica na cabine do trator e com dezenas ou mais de metros de cabos elétricos interligando os sistemas e os sensores, porque cada um só funciona com seus componentes, e não se pode aproveitar o que já havia sido instalado anteriormente.

Desde a década de 80 tem se tentado elaborar normas para a comunicação entre dispositivos eletrônicos em máquinas agrícolas para prover um padrão aberto para interconexão de sistemas eletrônicos embarcáveis através de um barramento que é um conjunto formado por fios, conectores e dispositivos de potência. Grande parte da documentação da norma encontra-se já publicada e torna possível a implementação de redes embarcadas segundo essa padronização, que tem sido chamada de ISOBUS.

As pesquisas em desenvolvimento baseadas nessa norma começaram a surgir na segunda metade da década de 1990, mostrando seus benefícios e versatilidade para diferentes aplicações. Atualmente, além dos esforços de instituições de pesquisa e associações de normas, observa-se o esforço por parte de fabricantes de máquinas, implementos e outros equipamentos para tornar a implementação dessa norma uma realidade.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) já criou uma Comissão de Estudos denominada Comunicação e Eletrônica Embarcada, para tratar dos aspectos da criação de uma norma brasileira, harmonizada com a norma internacional ISO. "Essa atividade é de suma importância para o reconhecimento, a divulgação e a adoção da norma no país", afirma Inamasu.

Inscrições Abertas

A inscrição para o workshop pode ser realizada diretamente na Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial FIPAI Endereço: Rua Miguel Petroni, 625 - CEP 13561-070 - São Carlos, SP - Tel. / Fax: (16) 3371-0162 ou por depósito em conta da fundação. Observamos que o número de vagas é limitado.

Mais informações sobre o workshop na página www.isobus.org.br.

Joana Silva (Mtb 19554)Embrapa Instrumentação Agropecuária(16) 3374- 2477 / 9994-6160jo@cnpdia.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/