19/02/08 |

Ecocertificação da produção leiteira é discutida pela Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Universidade Católica de Goiás (UCG) e a Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba Ltda. (Coapil) realizam em 20 e 21 de fevereiro de 2008, no Sindicato Rural de Piracanjuba/GO, curso e dia de campo sobre ecocertificação da produção leiteira na região.

A produção de leite em Goiás cresceu 150% entre 1990 a 2005, com destaque para o município de Piracanjuba, com expansão de 330% nesse mesmo período, destacando-se nacionalmente.

Esse aumento foi conquistado graças ao processo intenso de modernização tecnológica que elevou a produtividade em mais de 300% por propriedade. Hoje, 29% dos produtores trabalham com ordenha mecânica, 50% possuem trator e 75% têm tanque de expansão.

Para o pesquisador Cláudio Buschinelli, da Embrapa Meio Ambiente, "este desempenho econômico deveria refletir em melhorias significativas na qualidade de vida das comunidades locais, bem como na qualidade ambiental da região, mas de acordo com estudos realizados pela Professora Margot Riemann Costa e Silva da Universidade Católica de Goiás, isso não tem acontecido".

Por isso, esclarece o pesquisador, as avaliações de impacto ambiental se tornam ferramentas importantes e necessárias para previsão, análise e mitigação de efeitos negativos do processo produtivo. Sistemas de avaliação socioambiental, como o Eco-cert.Rural, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente e aplicado em diferentes regiões e sistemas produtivos, buscam auxiliar os produtores quanto às melhores estratégias de manejo para atingir e registar os procedimentos dentro de critérios básicos para uma futura certificação de qualidade de seus produtos.

"Trata-se de um sistema simplificado de planilhas eletrônicas que integram 24 indicadores de sustentabilidade agrupados nas dimensões Desempenho Ecológico e Desempenho Socioambiental". Buschinelli explica que o Eco-cert.Rural é de fácil e rápida aplicação, tendo demonstrado ser uma ferramenta metodológica eficiente para avaliação socioambiental das atividades rurais, tanto no âmbito dos estabelecimentos como das cadeias produtivas.

O curso oferece conhecimentos das bases ecológicas e dos fundamentos científicos para realização de estudos de avaliação de impacto ambiental em linguagem simples e direta. Busca sensibilizar produtores rurais, técnicos e gestores envolvidos com a produção leiteira na região de Piracanjuba, quanto à necessidade de incorporação de critérios e princípios de sustentabilidade para garantia da produção com qualidade dos produtos, processos e conservação ambiental, o que refletirá em benefícios para melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

Já o dia de campo está planejado para a aplicação do Sistema Eco-cert.Rural em um estabelecimento representativo da produção leiteira local. Envolve visita, vistoria e entrevista junto ao proprietário para preenchimento das planilhas de avaliação, indicando as alterações por ele percebidas após a implantação de processos de melhorias nas práticas produtivas e de gestão.

Buschinelli destaca que os resultados desta avaliação socioambiental são mostrados diretamente na forma de gráficos de fácil entendimento logo após finalizada a entrevista, sendo elaborado um relatório técnico comentando o desempenho obtido na avaliação e indicação das melhores estratégias de manejo a serem seguidas para minimizar os efeitos negativos e fortalecer os positivos identificados.

Cristina Tordin MTB 28499 Embrapa Meio Ambiente (19) 3867-8708cris@cnpma.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/