19/02/08 |

Embrapa participa do Fórum de Legisladores do G8+5

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em reunião prévia à realização do Fórum de Legisladores sobre Mudanças Climáticas do G8 + 5, previsto para amanhã, 20, e quinta-feira, 21, no auditório do Itamaraty, em Brasília (DF), o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Eurípedes da Silva, apresentará hoje, terça-feira (19), às 15 horas, no Hotel Blue Tree, a um grupo de parlamentares estrangeiros e brasileiros, o trabalho que a empresa vem desenvolvendo em biocombustíveis. Amanhã, dentro da programação do Fórum, será a vez do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, expor as ações de pesquisa da instituição voltadas a questões relacionadas ao meio ambiente e, mais especificamente, a mudanças climáticas, foco do evento.

Os legisladores do G8+5 pretendem, segundo informações da Agência Câmara, avaliar uma proposta de Estratégia sobre Mudanças Climáticas pós 2012, desenvolvida pela Organização Mundial de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado (Globe International). Ainda segundo a Agência Câmara, a estratégia poderá ser formalmente apresentada aos líderes do G8 em sua reunião de cúpula no Japão, entre 7 e 9 de julho.

De acordo com Silvio Crestana, mudanças climáticas estão inseridas na agenda de pesquisa da Embrapa por razões científicas e por fazerem parte da política externa do Governo Federal. "O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, mas também marca posições sobre assuntos relacionados à biodiversidade, mostrando que é possível conciliar o aparente contraditório", afirmou o diretor-presidente, em alusão à crença de que a agricultura é incompatível com a preservação ambiental.

O Fórum de Legisladores dará continuidade às discussões que vêm sendo promovidas, no âmbito mundial, visando soluções para questões ambientais. Um primeiro encontro aconteceu em fevereiro de 2007, em Washington, Estados Unidos, e o segundo, na véspera da reunião do G8 em Berlim, em junho do mesmo ano. Para o Fórum deste mês de fevereiro, a Embrapa foi convidada pela senadora Serys Slhessarenko (PT/MT) e Adam Matthews, representante da Globe International, promotora do Fórum, como participante e como integrante da comissão de organização. Além das palestras de hoje e de amanhã, parlamentares japoneses visitaram nesta terça-feira, 19, durante a manhã, a Embrapa Hortaliças, unidade de pesquisa também em Brasília (DF).

O Globe International é um fórum consultivo de parlamentares criado em 1989, na Inglaterra, para discussões com a sociedade civil, visando à busca de soluções na área de meio ambiente. O Fórum de Mudanças Climáticas envolve parlamentares do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Rússia) e do Brasil, Índia, China, África do Sul e México, os cinco maiores países em desenvolvimento.

Texto: Marita Féres Cardillo

Contatos: marita.cardillo@embrapa.br

Telefone: (61) 3448-4113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/