20/02/08 |

Frutas certificadas são divulgadas para o setor supermercadista

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, a Associação Baiana de Supermercados (Abase), a Associação de Distribuidores e Atacadistas da Bahia (Asdab) e a Associação de Permissionários da Ceasa (Aspec) promovem nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, um café da manhã com o tema "Frutas certificadas – um novo mercado a ser trabalhado". O evento acontece a partir das 7h30, na sede da Abase, em Salvador.

A abertura será realizada por José Humberto Souza, presidente da Abase, e por José Carlos Nascimento, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O objetivo do evento é apresentar aos diversos agentes do setor de supermercados (produtores, supermercadistas, permissionários e atacadistas), que o Brasil produz frutas num sistema moderno, que garante um alimento saudável e de melhor qualidade - o sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF).

Em breve, deve ser elaborada uma campanha de marketing junto aos consumidores, a exemplo do que foi feito com a Produção Integrada de Maçã na região da Serra Gaúcha, em 2007. A maçã foi escolhida por ter sido a primeira cultura a ingressar no sistema, em 1998. Hoje, o produto certificado com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está vendendo 22% a mais depois de uma campanha em supermercados.

Produção Integrada

A Produção Integradas de Frutas, PIF, como é mais conhecida, é um conjunto de práticas agronômicas que asseguram a qualidade e produtividade da cultura, priorizando princípios baseados na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação para substituição de insumos poluentes, utilizando-se instrumentos adequados de monitoramento do processo e rastreabilidade de toda cadeia, desde as áreas de cultivo até a mesa do consumidor.

Segundo José Eduardo Borges de Carvalho, pesquisador da Embrapa e coordenador da Produção Integrada de Citros, a tendência mundial é a busca por alimentos seguros e de alta qualidade. "A PIF pretende, principalmente, estabelecer uma relação de confiança com o consumidor. Ele tem certeza de que o produto está conforme os requisitos especificados nas Normas Técnicas Específicas de cada produto", explica.

O Brasil tem 14 projetos de Produção Integrada de Frutas, que envolvem as seguintes espécies: maçã, manga, uva, mamão, citros, banana, pêssego, caju, melão, goiaba, figo, caqui, maracujá, coco, abacaxi e morango.

Programação

A partir das 8h30 estão programadas quatro palestras. A primeira é "Situação atual e perspectivas da Produção Integrada", proferida por Luiz Carlos Bhering Nasser, coordenador geral de Sistemas de Produção Integrada do Mapa. Em seguida, o pesquisador Fernando Rufino Flores Cantillano, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas – RS), falará sobre comercialização e pós-colheita.

Das 9h30 às 10h, Claudiomar Rodrigues Basso, coordenador comercial da Rasip Agro Pastoril (Vacaria – RS) abordará os benefícios do programa de Produção Integrada de Frutas. Já Antonio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados e diretor-presidente da Rede Apolo/Cesa (na Serra Gaúcha), vai comentar sua experiência na comercialização de maçã em PIF. Depois, o espaço estará aberto à discussão e negociação de parcerias para o projeto piloto de marketing da PIF e realização de negócios entre os parceiros.

Léa Cunha (DRT-BA 1633)Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical(75) 3621-8076leacunha@cnpmf.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/