20/02/08 |

Embrapa lamenta a morte do senador Jonas Pinheiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O diretor presidente da Embrapa, Silvio Crestana, e lideranças científicas da empresa, sobretudo aquelas ligadas à região Centro-Oeste , manifestaram pesar ao receberem a notícia do falecimento do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT), na noite de terça-feira (19/2).

"A Embrapa jamais se esquecerá de que o senador Jonas Pinheiro foi um dos primeiros a compreender o papel estratégico da pesquisa apropecuária para o crescimento do setor agrícola e para a conquista dos cerrados e do seu trabalho incansável para que essa visão fosse internalizada no Congresso Nacional", disse o presidente da Embrapa.

Silvio Crestana lembrou ainda a coragem pessoal do senador em assumir posições polêmicas em defesa dos agricultores e da liberdade da ciência para lidar com temas sensíveis como a transgenia e outros campos da biologia avançada, ou de relevância social como a agricultura familiar."O senador Jonas Pinheiro sempre foi incansável em trabalhar para o avanço da ciência e das instituições científicas de interesse da agricultura", lembra ele.

O diretor-executivo Kepler Euclides Filho, que manteve longa convivência com Jonas Pinheiro como pesquisador e chefe da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, destaca o fato de o senador ser uma liderança regional extremamente interessada em acompanhar de perto todas as questões estratégicas para os órgãos de pesquisa agrícola federais ou estaduais, fosse a discussão do programa de pesquisa, a garantia dos orçamentos, ou a escolha de seus dirigentes.

"Hoje temos, afortundamente, uma frente parlamentar de defesa da pesquisa agrícola. O senador Jonas Pinheiro já estava nela, mesmo antes dela existir", diz Kepler Filho, sintetizando o sentimento de vários líderes da pesquisa agrícola na região Centro-Oeste.

Renato Cruz Silva (DRT 610/DF)Assessoria de Comunicação – Embrapa Sede(61) 3448-4039renato.silva@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/