21/02/08 |

Produção segura e rastreabilidade de hortaliças no Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A produção de alimentos livres de riscos à saúde do consumidor é o tema principal do Dia de Campo na TV desta semana. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação no domingo, dia 24, no Canal NBR / TV Brasil, a partir das 8h.

A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Hortaliças (Gama - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  O Dia de Campo na TV inicia a temporada 2008 com cenário e formato novos, buscando um ritmo mais ágil, abordando temas variados, dentro do universo da pesquisa agropecuária brasileira.

Pesquisadores da Embrapa Hortaliças, convidados do programa, respondem ao vivo as dúvidas dos telespectadores sobre o tema principal - a produção segura de hortaliças e rastreabilidade. Essas medidas buscam assegurar a melhoria da qualidade dos alimentos.

A produção de frutas e hortaliças envolve uma série de etapas, desde a escolha das sementes e mudas até a comercialização do produto acabado, na forma fresca ou processada.  Em cada uma dessas etapas, existe a possibilidade de contaminação química, física e biológica, que pode trazer prejuízos à saúde do consumidor. Ferramentas de gestão da segurança e da qualidade de frutas e hortaliças podem minimizar os riscos à saúde.

Dentre os processos adotados na busca pelos padrões exigidos de segurança e inocuidade destacam-se as Boas Práticas Agrícolas (BPA), a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e a Produção Integrada. A rastreabilidade, que é parte integrante e indispensável do processo de obtenção de hortaliças seguras em todos esses casos, também será abordada durante o programa. Um outro destaque é a leitura por rádio freqüência, uma tecnologia que deverá substituir o código de barras nos próximos anos.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Hortaliças www.cnph.embrapa.br Jornalista: Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)

Telefone: (61) 3385-9109

E-mail : marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica www.sct.embrapa.br

Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)

Telefone: (61) 3448-4590 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/