22/02/08 |

Trezentos e quinze milhões para desenvolver Territórios da Cidadania

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, deve apresentar na próxima segunda-feira( 25) o programa de Estado que prevê investimentos na ordem de R$ 315 milhões para ações de desenvolvimento na Zona Sul, intitulado Territórios da Cidadania.

Os investimentos do programa serão destinados a ações de apoio à atividade produtiva, de desenvolvimento regional e de estímulo e garantia a cidadania.

Em Pelotas, o ato de apresentação e planejamento do programa que vai marcar o início das atividades no Estado, acontece na Embrapa Clima Temperado (BR 392, km 78), a partir das 9h30min, e se estende até o dia 26. 

Território Zona Sul foi a única ramificação selecionada no RS para se beneficiar com o programa. A Zona Sul é uma região com baixo índice de desenvolvimento humano, embora possua uma maior organização social, e seja formada, também, por uma grande diversidade de agricultores familiares, quilombolas, assentados e pescadores.

Segundo a Coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial, Rita Surita, "esta é uma região especial, com uma produção de alimentos muito diversificada e grande potencial, e desenvolvê-la, respeitando as condições humanas, culturais e produtivas, é um desafio". Ela complementa dizendo esperar que "o programa venha integrar estas pessoas ao desenvolvimento regional de maneira sustentável, criando oportunidade de desencadear um processo de desenvolvimento inclusivo".

O Programa

O programa trabalha com base na integração de ações do Governo Federal, do Governo Estadual e dos municípios, em planos de ação desenvolvidos em cada região, com a participação da sociedade. É a própria população do território quem vai definir e priorizar iniciativas.Por isso, a organização social também foi considerada na escolha.

O programa Territórios da Cidadania prevê 135 ações de 15 ministérios, combinando diferentes atividades para reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável, totalizando R$ 11,3 bilhões de investimentos no ano de 2008 em todo o Brasil.

Zona Sul

Vinte e cinco municípios integram a Zona Sul. São eles: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Tavares e Turuçu.

Antônio Heberlê (MTB/ RS: 6160)Embrapa Clima TemperadoContatos:(53) 3275 8113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/