27/02/08 |

Comitiva do Ministério de Agricultura de Angola visita a Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Comitiva do Ministério de Agricultura e de Desenvolvimento Rural de Angola, liderada pela vice-ministra Filomena Delgado, visitou a Embrapa Uva e Vinho, na quinta-feira(21). A comitiva tinha como principal objetivo conhecer o trabalho da Unidade, com vistas a firmar futuros convênios para o repasse de tecnologias.

Segundo Filomena Delgado, que também é coordenadora do programa de combate à fome e pobreza em seu país, o principal objetivo da visita foi conhecer experiências que possam ser adaptadas à realidade de Angola, em especial para incentivar o desenvolvimento de pequenas propriedades rurais, combatendo o êxodo rural e como alternativa de trabalho, principalmente, para jovens e mulheres.

Dentro desta perspectiva, a chefia da Unidade e um grupo de pesquisadores apresentaram algumas linhas de pesquisa que poderão ser alternativas para atender as expectativas da comitiva.

Um dos caminhos apontados pelo pesquisador Mauro Zanus é explorar as potencialidades e produtos característicos que expressem tipicidade de Angola a partir do conceito de Indicação de Procedência. O conceito foi ainda explorado pelo Diretor da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), Jaime Milan, que apresentou o primeiro caso de Indicação Geográfica Brasileiro – O Vale dos vinhedos, projeto que teve a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho.

O programa de melhoramento genético da Unidade foi apresentado pela pesquisadora Patrícia Ritschel, que detalhou as cultivares de uvas desenvolvidas que, devido as semelhanças climáticas, poderão adaptar-se perfeitamente ao país africano.

Também foram apresentadas tecnologias sobre a elaboração de vinhos pelo pesquisador Celito Guerra e sobre o cultivo de morangos semi-hidropônico, pela pesquisadora Lucimara Antonioli, assuntos que também despertaram o interesse da vice- ministra. A possibilidade da realização de um convênio para capacitar técnicos em vitivinicultura foi outro tema que agradou a comitiva.

Após as explanações da chefia e dos pesquisadores, os visitantes puderam saborear variedades de uvas desenvolvidas pela Unidade, a BRS Carmem e a BRS Margot, para elaboração de suco e de vinho de mesa, respectivamente, e a BRS Morena, uva de mesa sem semente. Também degustaram os vinhos elaborados com as cultivares BRS Lorena e BRS Margot, e o suco de uva, todos produtos desenvolvidos pela equipe de pesquisa da Embrapa Uva e Vinho.

Viviane Zanella Bello Fialho Embrapa Uva e VinhoContatos: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/