27/02/08 |

Guiana Francesa vai multiplicar sementes da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Guiana Francesa vai produzir sementes de soja, milho e sorgo desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É o que estabelece a parceria realizada entre a Empresa e o Centro Técnico Inter-profissional das Oleaginosas Metropolitanas (Cetiom). A cooperação foi acertada durante reunião do Comitê Científico Internacional, realizada na cidade de Macouria, na Guiana Francesa.

O Cetiom poderá utilizar as sementes para a realização de ensaios de validação agronômica - exigidos pela legislação da França para concessão de registro e proteção de cultivares-, bem como para a exploração comercial junto a agricultores locais. Inicialmente serão registradas as variedades de Soja BRS Samambaia e BRS 219 (Boa Vista).

"É uma ótima oportunidade de negócios com a França, via Guiana Francesa, que abre portas para novas parcerias junto a países europeus", comemora o gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, unidade responsável pela coordenação da parceria, José Roberto Rodrigues Peres.

Durante a reunião que resultou na parceria, a Federação Francesa dos Produtores de Oleaginosas e de Proteinas (FOP, da sigla em francês) esteve representada por  Gerard Tubery. Segundo o supervisor da Gerência de Planejamento e Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, Luiz Carlos Balbino, que representou a Empresa na ocasião, Tubery demonstrou satisfação com o desfecho das negociações. Integraram a missão os pesquisadores Pedro Luiz Machado, da Embrapa Arroz Feijão, e Austrelino Silveira Filho, da Embrapa Amazônia Oriental.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

O Programa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta também foi tema da reunião do Comitê Científico Internacional que pôde conhecer os benefícios do sistema para a agricultura a partir de palestra proferida por Luiz Carlos Balbino. Segundo avalia, a Embrapa pode contribuir com produtores franceses na medição e avaliação dos impactos ambientais na floresta tropical úmida da Amazônia Francesa. "Nossos conhecimentos técnicos sobre sistema de rotação de cultura e do plantio direto poderão ser muito úteis para esse fim" .

A reunião do Comitê Científico Internacional contou com a participação de representantes de instituições da Guiana Francesa como: o Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento, do Centro Nacional de Pesquisa Científica e de instituições locais, como o Colégio Agrícola Macouria e representantes da Câmara de Agricultura. Os pesquisadores do comitê integram ainda unidade mista de pesquisa denominada Ecologia das Florestas da Guiana (Ecofog).

 

Valéria Costa –  MTb. 15533/59/32Colaboração: Kátia PaivaEmbrapa Transferência de Tecnologia

Contato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/