29/02/08 |

Embrapa promove curso sobre processamento de frutas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre os dias 3 e 7 de março, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o "I Curso sobre Processamento de Frutas Tropicais".

Capacitar multiplicadores em processamento de frutas (caju, banana, manga, goiaba) e orientar sobre a importância das Boas Práticas de Fabricação são os principais objetivos do treinamento, destinado a 15 participantes, entre industriais, empreendedores na área de processamento de frutas e professores.

No Brasil, 30 a 40% da produção agrícola é perdida na cadeia produtiva devido a falhas cometidas durante a colheita, armazenamento, transporte, comercialização e até mesmo desperdício na casa dos consumidores.

"O processamento de frutas apresenta-se como uma forma viável de conservação, trazendo como vantagem a possibilidade de aproveitamento dos excedentes de produção, contornando problemas de sazonalidade e possibilitando sua distribuição por maiores períodos do ano", explica Eliseth Viana, pesquisadora da Embrapa e uma das organizadoras do curso.

O sucesso do processamento de frutas está associado a vários fatores, dentre eles a qualidade da matéria-prima, a produção dentro de padrões técnicos e a utilização das Boas Práticas de Fabricação, de forma a assegurar a qualidade do produto. Todos esses cuidados contribuem para sua conservação por longos períodos, sem alterações nocivas à saúde.

Programação

Durante o curso, serão repassadas informações sobre colheita, pós-colheita, produção de sucos e polpas de frutas tropicais e processamento de doces e geléias. A prevenção de intoxicação por alimentos e a higiene pessoal também são aspectos a serem abordados.

O evento é composto por aulas teóricas (12 horas) e práticas (24 horas) e é uma parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) e a Tecnint Internacional do Brasil, empresa especializada na fabricação de equipamentos em aço inoxidável para processamento de alimentos.

As aulas práticas acontecem na planta-piloto do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa, cuja infra-estrutura permite produzir polpas pasteurizadas ou não, sucos, produtos desidratados, açucarados, geléias, doces em massa e em corte.

Léa Cunha (DRT-BA 1633)Embrapa Mandioca e Fruticultura TropicalContatos: (75) 3621-8076 Fax: (75) 3621-8092leacunha@cnpmf.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/