29/02/08 |

Brasil e Gana discutem projetos na área de agricultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A visita do presidente do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial de Gana (CSIR), Emmanuel Bennoah, à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nesta quinta-feira (28), rendeu bons resultados. Recebido pelo presidente da empresa, Silvio Crestana, Bennoah acertou os principais pontos da futura cooperação entre Brasil e Gana em algumas áreas estratégicas para os dois países.

Agroenergia, plantação de florestas, recursos genéticos e biotecnologia são os temas dos projetos desenvolvidos em conjunto pelas duas instituições de pesquisa, que deverão ser assinados quando da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Gana, prevista para abril deste ano.

Bennoah que participou nessa semana do workshop em Agrociência, realizado em Brasília com a presença de vários pesquisadores brasileiros e britânicos, aproveitou a visita para conhecer as unidades Embrapa Transferência de Tecnologia, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Embrapa Hortaliças.

Para Crestana, é importante receber personalidades como Bennoah que são imprescindíveis para o progresso do trabalho da Embrapa na região. "O apoio do CSIR tem sido fundamental para o trabalho da Embrapa na África e nós somos gratos por isso", ressaltou Crestana que comemora um ano de bons resultados do escritório da Embrapa África, situado em Gana.

O presidente do CSIR avaliou a visita.  "Como lá em Gana, nosso instituto trabalha em conjunto com a Embrapa África, é de extrema importância vir até o Brasil conhecer de perto o trabalho dessa instituição de pesquisa que é referência." Bennoah ressaltou ainda a importância da presença da Embrapa na África com a possibilidade de contactar outros países e instituições para facilitar a transferência de tecnologia nos países africanos.

Novas instalações

Há um ano funcionando nas dependências da Sede Administrativa do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial de Gana, a Embrapa África está prestes a receber uma sede definitiva num prédio de três andares oferecida pelo próprio centro de pesquisa africano.

O novo local de funcionamento do escritório da Embrapa contará além de todas as dependências necessárias, de uma sala de conferência, onde deverão  ocorrer treinamentos coordenados pela Embrapa África com a colaboração da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão integrante do Ministério das Relações Exteriores, responsável por toda cooperação técnica internacional entre o Governo Federal e outros países ou organismos internacionais.

A inauguração das novas instalações também estão previstas para abril, ocasião da visita do presidente Lula a Gana.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/