29/02/08 |

África terá uvas com tecnologia Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em breve, três novas cultivares de uvas brasileiras sem sementes - BRS Linda, BRS Clara e BRS Morena(foto), desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves,RS), serão cultivadas em solos africanos.

A iniciativa foi garantida pela assinatura do contrato entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) empresa vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e a Colors Fruit Ltd.

Além do continente africano, as cultivares sem sementes também têm despertado o interesse de outros pólos produtores tradicionais de uva de mesa, como Chile e Espanha, que já negociam o direito de uso.

No final de outubro de 2007, Tersia Marcos, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Colors Fruit, assinou o contrato de cooperação técnica na presença de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho e de Ana Paula A. Vaz, pesquisadora e Edison Antonio Bolson, gerente do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia.

Este contrato prevê a realização dos testes de VCU (Valor de Cultura e Uso) e procedimentos para a proteção das três cultivares de uva na África do Sul. Segundo Bolson, trata-se de uma excelente oportunidade de negócios, com a divulgação e inserção no mercado mundial, dos produtos desenvolvidos pela Embrapa.

"Garantimos os direitos de propriedade intelectual sobre as cultivares brasileiras e também protegemos nossos viticultores da concorrência no mercado com nossas próprias variedades", comenta Umberto Camargo, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador da equipe de melhoramento genético de videira.

Durante sua visita à Estação Experimental de Viticultura Tropical da Embrapa Uva e Vinho, localizada em Jales (SP), Tersia Marcos participou do processo de degustação de novas seleções de uvas de mesa sem sementes.

Viviane Zanella Bello Fialho Embrapa Uva e Vinho Contatos: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/