12/03/08 |

Brasil e Cabo Verde firmam parcerias na área de agricultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nessa quarta-feira(12) a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário de Cabo verde (Inida) assinaram, sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), três projetos de cooperação na área de agricultura.

Estiveram presentes na ocasião a diretora-executiva da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá, o embaixador de Cabo Verde, Daniel Antônio Pereira, o diretor-geral da ABC, embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, o coordenador de Cooperação da Agricultura e Energia da ABC, conselheiro Olynto Vieira e o coordenador da Cooperação Internacional da Embrapa, José Madeira.

Os projetos têm como objetivo o desenvolvimento da caprino-ovinocultura e da horticultura no país africano, além do fortalecimento institucional do Inida. Segundo o embaixador de Cabo verde, Daniel Antônio Pereira, o apoio da Embrapa é crucial. "Nós somos um país pobre com muitas fragilidades nas áreas sociais como educação, saúde e sobretudo na agricultura, que temos um problema de pesquisa e extensão, e a Embrapa será de extrema importância para nos ajudar, paulatinamente, a solucionar os problemas na área rural, principalmente nessas áreas estratégicas", declarou.

Para Luiz Henrique Pereira, o apoio da Embrapa é fundamental, uma vez que é uma instituição bem sucedida e reconhecida em todo o mundo. "É essa a ajuda que pretendemos dar aos países em desenvolvimento, como Cabo Verde, transmitindo nossas experiências e conhecimento. A Embrapa é um exemplo emblemático de uma instituição brasileira bem sucedida, muito a oferecer na área de pesquisa agropecuária", afirmou.

A diretora Tatiana ressaltou que assinatura dos projetos é a concretização das ações da Embrapa na África. "Cabo Verde é historicamente um país ligado ao Brasil, também no que diz respeito à agricultura, logo a demanda deles vem ao encontro da proposta da Embrapa de ajudar a fortalecer instituições de pesquisa agropecuária dos países, um dos itens dos três projetos assinados". Outro ponto destacado pela diretora é o fato de Cabo Verde também ser de língua portuguesa, o que também é um ponto positivo.  

Na ocasião, os dois embaixadores assinaram também projetos em outras áreas de interesse como educação e saúde. Na agricultura, a proposta é capacitar, com o apoio da Embrapa, equipes de técnicos e pesquisadores, dando suporte institucional ao Inida. Como a principal fonte da economia do país é a agricultura, uma das idéias é desenvolver métodos que orientem atividades participativas em diagnósticos e planejamento da pecuária.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/