17/03/08 |

Consumidor não tem informações sobre a carne que adquire

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Infelizmente, hoje não temos informações que assegurem a qualidade da carne que consumimos". A afirmação é do pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), Gelson Feijó, durante palestra ministrada aos participantes da 3ª Dinapec – Dinâmica Agropecuária.

"Cor, teor de gordura e tipo de corte são as informações sensoriais disponíveis ao consumidor no momento da compra, mas não são os melhores indicadores para se avaliar a qualidade da carne", explica Feijó. Ele afirma ainda que a falta de dados sobre o produto consumido não acontece somente no Brasil.

Considerando a exigência crescente do mercado consumidor, o pesquisador apresentou quatro perspectivas futuras para a produção de carne.

Segundo ele, é necessário aumentar a oferta de informações sobre a qualidade do produto; adequar os pontos de venda aos hábitos dos consumidores; aumentar a lista de produtos semi-processados de carne bovina para atender a conveniência dos compradores e conscientizar a população sobre as boas práticas de produção empregadas na bovinocultura.

"A Embrapa tem preocupações alinhadas a essas perspectivas futuras", afirma Feijó numa referência aos programas Carne de Qualidade e Boas Práticas Agropecuárias que são desenvolvidos pela empresa.

A palestra "Carne de Qualidade – exigência do mercado" aconteceu, dia 13, no auditório da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dentro da programação da 3ª Dinapec, que acontece até dia 15.

No primeiro dia do evento, além da palestra aconteceram os roteiros tecnológicos, com cerca de 200 participantes e mini-cursos sobre controle de invasoras em integração lavoura-pecuária e manejo de pastagem e ajuste de lotação, ambos com procura acima do número de vagas disponíveis, superando as expectativas da comissão organizadora do evento.

Produtores rurais, profissionais ligados ao setor agropecuário e estudantes da área  são os públicos-alvo do evento.  Para Emílio Elosta, produtor em Campo Grande que participa pela primeira vez da Dinapec, o evento é muito interessante e os temas abordados estão de acordo com o que o mercado precisa.

"É uma pena que a classe produtora não se interessa em participar mais, em buscar informações. Muitos preferem ficar se lamentando por causa dos problemas", afirma.

No dia 14, a programação terá palestra sobre "Perspectivas do mercado de carnes e grãos", mini-cursos sobre manejo de pragas na cultura da soja, cercas elétricas e aplicação de medicamentos em bovinos, além dos roteiros tecnológicos.

A 3ª Dinapec acontece até sábado(15) na Embrapa Gado de Corte, situada à BR 262 km 4, Vila Popular.   Adriana Brandão - CE01067JP Embrapa Gado de Corte abrandao@cnpgc.embrapa.br Contatos:(67) 3368.2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/