17/03/08 |

Chefe-geral toma posse na Embrapa Agropecuária Oeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pelos próximos dois anos o pesquisador e fitotecnista Fernando Mendes Lamas gerenciará a Embrapa Agropecuária Oeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Dourados-MS, distante 220 km da capital, Campo Grande.

A cerimônia de posse aconteceu hojena sexta-feira( 14) com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais e representantes de associações, cooperativas, institutos, entidades e empresas públicas e privadas, entre elas, os diretores-executivos da Embrapa José Geraldo Eugênio de França e Kepler Euclides Filho; o governador e vice-governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e Murilo Zauith, respectivamente; e o prefeito de Dourados, José Laerte Tetila.

De acordo com Geraldo Eugênio, a diretoria-executiva da Empresa deseja, cada vez mais, "fazer da Embrapa Agropecuária Oeste um centro de referência em pesquisa agropecuária.".

Para isso, o engenheiro agrônomo Fernando Lamas, com 30 anos de profissão, especialista em sistemas integrados de produção, principalmente, com a cultura do algodoeiro, afirma que a Unidade terá dois grandes eixos. "O primeiro, direcionando-a para temas relevantes que tragam o desenvolvimento sustentável da região de sua abrangência. A seguir, gerando conhecimento e tecnologias para os diferentes sistemas de produção e para o avanço do conhecimento técnico-científico".

"Temos conhecimento e sensibilidade da importância dos produtores, familiares e empresariais, e será para todos e com todos que iremos trabalhar. Trabalhar dentro do que é a missão da Embrapa – gerar e transferir tecnologias, socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável", completa Lamas.

Os objetivos propostos serão alcançados, segundo o chefe-geral, por meio de alianças, primeiramente, com outras Unidades da Embrapa, a começar, pela Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pantanal, situadas dentro do mesmo Estado; e também, fundações de apoio à pesquisa, universidades, órgãos de pesquisa e extensão rural e organizações de produtores rurais. "Não temos a menor dúvida, sozinhos não seremos ninguém e nada faremos", enfatizou.

Reconhecimento

"O Estado que almeja o desenvolvimento não pode abdicar de forma alguma do conhecimento e das tecnologias que a Embrapa desenvolve e Mato Grosso do Sul agradece os benefícios que a Empresa trouxe para a população sul-mato-grossense", exaltou o governador André Puccinelli durante a cerimônia.

No Estado, atualmente, está em andamento a elaboração do zoneamento agroecológico que conta com a participação de Unidades da Embrapa. Além disso, "MS passa por profundas transformações sócioeconômicas e as pesquisas desenvolvidas pela Empresa são importantíssimas neste novo cenário".

Dalízia Aguiar - DRT/MS 28/03/14Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados/MSContatos(67) 3425-5122 r.: 106

dalizia@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/