17/03/08 |

Citronela e capim-cidreira no aeroporto de Corumbá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Passageiros que desembarcaram e embarcaram no domingo (16) em Corumbá foram presenteados com um ramo de citronela e um de capim-cidreira, acompanhados de receita e folder de divulgação do projeto O Amanhã em Nossas Mãos.

A distribuição do suvenir foi uma estratégia adotada pela Embrapa Pantanal e pela Infraero para comemorar os três anos do projeto, completados no domingo. No entanto, a distribuição das plantas no aeroporto continua até quinta-feira( 20).

O engenheiro Renato Soares, que veio de São Paulo a trabalho, disse que vai usar a citronela e o capim-cidreira. "Já conhecia essas plantas, mas não conheço o projeto", disse ele ao chegar a Corumbá.

A entrega foi feita por adolescentes assistidos pelo O Amanhã em Nossas Mãos, que receberam treinamento da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Eles deram as boas-vindas aos passageiros no desembarque, perguntavam se aceitavam o presente e explicavam a finalidade. No embarque, desejavam boa viagem aos passageiros.

Virgínia da Silva veio do Maranhão para morar em Corumbá, onde o marido vai trabalhar. "Eu não conhecia, mas pretendo usá-las", afirmou.

A passageira Lisette Jorge da Cunha, corumbaense que mora em São Paulo há mais de 50 anos, também aprovou a entrega dos ramos. "Conhecia a citronela de nome, mas nunca tinha visto a folha. O capim-cidreira eu já conhecia. Vou ler esse material para saber mais", disse ela.

Entre os passageiros que deixavam Corumbá estava o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Ao receber das adolescentes o seu presente, ele agradeceu. "É interessante divulgar esse trabalho social, de inclusão social. Vou usar essas plantas. Acompanhei o início do projeto", afirmou.

Mais exemplares

O secretário executivo de Assistência Social, Lamartine de Figueiredo Costa, também estava no embarque e pediu mais exemplares para divulgar em uma reunião de gestores municipais em Belo Horizonte (MG). "Acompanhei o início do projeto e ele atende aqueles que precisamos focar. Nossa preocupação é para que eles cresçam como cidadãos", afirmou.

Os empresários Ari Camargo e Silvio Martins, de São Paulo, ficaram contentes com a lembrança. "Muito bacana o turista saber o que a região oferece em termos de projetos sociais, culturais. Não conheço muito bem o projeto, mas vou ler esse material", disse Ari.

Silvio elogiou a divulgação e sugeriu que os organizadores preparem mais ramos para entregar a um grupo de jornalistas que estará na cidade no fim de abril em uma expedição fluvial.

O projeto

O projeto O Amanhã em Nossas Mãos , lançado pela Infraero em março de 2005, completou três anos no dia 17. A proposta é otimizar ações que promovam melhorias na qualidade de vida de famílias de baixo poder aquisitivo. Para isso, foram implementadas ações de capacitação profissional nas áreas de informática, artesanato, culinária para suplementação alimentar, entre outras.

A Embrapa Pantanal, uma das parceiras do projeto, tem a missão de capacitar e treinar multiplicadores para a produção de mudas de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, utilizando boas práticas agrícolas e de higiene, que atendam às demandas dos segmentos de fármacos e condimentos.

Nesses três anos, um viveiro para a produção dessas mudas foi montado no espaço da Infraero em Corumbá. O pesquisador Marçal Henrique Amici Jorge, da Embrapa Pantanal, disse que o projeto de disseminação das plantas medicinais, condimentares e aromáticas é nacional e começou em 2004.

Há núcleos capacitando multiplicadores em Corumbá, Petrolina (PE), Dourados (MS) e Canoinhas (SC). A coordenação do projeto é de Ana Paula Artimonte Vaz, do Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Campinas.

A Infraero mantém 67 programas sociais no Brasil, um em cada aeroporto. O Amanhã em Nossas Mãos é um deles e conta com a parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Humana e Inclusão Social, Pastoral da Criança, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Embrapa Pantanal, Poder Judiciário e Ministério Público Federal do Estado do Mato Grosso do Sul.

Ana Maio ( Mtb 21.928)Embrapa PantanalContatos:(67) 3233-2430 ramal 235

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/