26/03/08 |

Tailandeses conhecem pesquisas com biocombustíveis

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As pesquisas da Embrapa com energia renovável despertaram o interesse de mais um país. Um grupo de tailandeses do Instituto de Petróleo da Tailândia (PTIT) conheceram nesta quarta-feira (26) o trabalho da Embrapa Agroenergia. A Unidade, criada em 2006, tem como principal missão desenvolver soluções para obtenção de energia na atividade agroindustrial.

A delegação, composta pelo diretor do Instituto, Pipop Pruecksamars, e mais cinco tailandeses, assistiu à apresentação do chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Eurípedes da Silva, que mostrou os principais pontos do trabalho desenvolvido pela Unidade.

Eurípedes apresentou, em consonância com o Plano Nacional de Agroenergia (2006-2010), as quatro plataformas de pesquisa, desenvolvimento e inovação(PD&I), que são o etanol, biodiesel, florestas energéticas e resíduos. Além disso mostrou os estudos da Unidade com as diferentes matérias-primas para a produção de etanol como o açúcar solúvel( obtido principalmente da cana-de-açúcar), amido(grãos e tubérculos, como a mandioca e o milho) e celulose (bagaço de cana, resíduos florestais e biomassa de gramíneas, dentre outros).

De acordo com o pesquisador, o etanol de cana-de-açúcar é o principal componente da matriz brasileira de biocombustíveis, mas existem focos de pesquisa sobre etanol de amido e de celulose, visando a sustentabilidade e a consolidação do  programa de energia renovável no Brasil. A Embrapa  pretende maximizar os resultados das culturas empregadas como fontes de agroenergia, por meio de arranjos tecnológicos e produtivos e de parcerias estratégicas.

Referência no mercado internacional

O crescente interesse de outros países pelo trabalho desenvolvido pela Empresa sobre o assunto, justifica-se, entre outras coisas, pelo nível tecnológico alto do Brasil e suas formas diferenciadas e eficientes de produção de biocombustíveis.

Segundo especialistas, o Brasil apresenta o maior potencial de crescimento na produção de energia renovável, especialmente etanol e biodiesel, devido à disponibilidade de terras agricultáveis e da posição geográfica privilegiada. Além disso, é o único país que possui uma política declarada de agroenergia, sendo considerado uma referência em tecnologia de álcool combustível e biodiesel.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/