26/03/08 |

Rede Kamukaia apresenta resultados de pesquisa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acontece nesta quarta-feira ( 26) , o seminário "Projeto Kamukaia – Manejo Sustentável de Produtos Não-Madeireiros na Amazônia", no Teatro Hélio Melo, das 8 às 17 horas.

Aberto ao público, o evento reunirá pesquisadores da Embrapa e de outras instituições de pesquisas com o objetivo de discutir e apresentar por meio de palestras os resultados preliminares de estudos realizados na Amazônia  relativos ao potencial de produção e conhecimento de estrutura populacional de espécies de árvores nativas da Amazônia, como por exemplo, andiroba, castanha-do-brasil, copaíba, unha-de-gato e cipó-titica.

O projeto Kamukaia é uma rede de pesquisa criada pela  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cujas palavras KAMUK e AKA significam  produtos da floresta para a etnia Wapixana.

Conta com a participação de  pesquisadores  dos centros de pesquisa da Embrapa no Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, Universidade Federal do Acre, Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA/AC), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, Universidade da Flórida (EUA) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Entre os objetivos do projeto está a recomendação de práticas de manejo sustentável de produtos florestais não-madeireiros e ou estabelecimento de método para avaliação da sustentabilidade ecológica das espécies, além de intercâmbio de informações relativas ao assunto entre instituições governamentais e não-governamentais atuantes na Amazônia por meio de parcerias para estudos complementares.

Segundo a coordenadora do projeto e atual Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Acre, engenheira florestal e doutora em Genética e Melhoramento de Plantas, Lúcia Helena de Oliveira Wadt, "neste seminário iremos apresentar os resultados da primeira fase do Kamukaia, e, após, discutiremos a proposta de continuidade do projeto, que está aberto para novos parceiros.

Outro ponto importante diz respeito à formação de pessoal, que envolve a contribuição de estudantes, como por exemplo, a pesquisa desenvolvida pela doutoranda americana Christie Klimas relativa à dinâmica populacional da andiroba e da mestranda da Ufac, Ana Cláudia Costa da Silva, cujo foco da dissertação é a dispersão de sementes da castanha-do-brasil e da andiroba".

Outras informações:

Mauricília Silva. cila@cpafac.embrapa.br

Embrapa Acre

Contatos:(68) 3212 3272 ou 3212 3200

Lúcia Helena Wadt. lucia@cpafac.embrapa.brEmbrapa AcreContatos:(68) 3212 3239 ou 3212 3200

Sabrina Gaspar(DRT 126/PA)Embrapa  Acre Contatos: (68) 3212-3272sabrina@cpafac.embrapa.br

30ª Conferência Regional da FAO para América Latina e Caribe"Bioenergia para a segurança alimentar e o meio ambiente"De 14 a 18 de abril em Brasília – DF

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/