25/03/08 |

Licenciamento ambiental é tema do Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV traz esta sexta-feira (28) o tema "Licenciamento ambiental para criação de suínos". O programa vai ao ar pelo Canal Rural (NET/SKY) à partir das 9h e é reapresentado no domingo (30) às 8h, pelo Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia - SC), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Antes de pensar em produzir suínos, o produtor deve se preocupar, em qualquer estado do país, em como conseguirá a licença ambiental da propriedade. A legislação ambiental, cada vez mais abrangente, transformou-se nos últimos anos num dos principais pontos de conflito da atividade. Na maior parte das vezes, falta esclarecimento ao produtor para que ele entenda a necessidade de se investir na propriedade para que ela receba a licença ambiental.

A suinocultura tem um grande impacto ambiental por causa do modelo de produção implantado no Brasil. Geralmente, os dejetos dos animais são tratados de forma líquida, ou seja, é a água que os conduz até depósitos, onde eles ficam armazenados e depois podem ser utilizados no solo como adubo orgânico. Só que esse processo, quando não bem manejado, representa um grande risco ambiental, especialmente para as fontes de água.

É por isso que a legislação ambiental tem cerceado cada vez mais a suinocultura. De acordo com o pesquisador da Embrapa, Júlio César Palhares, o conflito entre órgãos ambientais e produtores fica maior na medida em que há um baixo conhecimento de produtores e profissionais agropecuários sobre a elaboração de um projeto ambiental para produção, por exemplo. "Não tenho dúvida que a inserção de muitos produtores daqui por diante no contexto da suinocultura vai depender dessa compreensão".

Há outro detalhe importante. Apesar de parte da legislação ambiental ser federal, existem diferenças entre os estados. É o caso das taxas de licenciamento, que possuem valores bem distintos, dependendo do local em que o produtor decidir se instalar. "Enfim, a legislação ambiental é hoje tão importante quanto outros detalhes da produção quando se analisa o futuro de uma propriedade voltada à produção de suínos", completa Palhares.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos em seus novos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

Como sintonizar o programa:Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtualwww.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Suínos e Aveswww.cnpsa.embrapa.brJornalista: Jean Vilas Boas Souza (MTb-SC 0717)Telefone:(49) 3441.0400 – ramal 454E-mail: jeanvb@cnpsa.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/