28/03/08 |

Cultura do dendê reúne cientistas de instituições internacionais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nos próximos três  anos uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (CIRAD), reunirá cientistas do Brasil, da França e de mais seis países para atuarem no Consórcio Internacional de Genômica de Dendê, instalado na sexta-feira (28), em Brasília.

A novidade é um dos resultados do III Workshop para a articulação do Consórcio Internacional em Biologia Avançada (CIBA), realizado durante cinco dias na capital federal, sob a coordenação da estatal brasileira, do CIRAD, Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea (Agrópolis) e do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex Europa).

Os cerca de 60 pesquisadores brasileiros, europeus e norte-americanos presentes ao wokshop – que teve as duas primeiras edições realizadas na França, em dezembro de 2007, e em fevereiro deste ano - também protagonizaram pelo menos outras três boas notícias para a agricultura mundial.

Segundo o coordenador do Labex Europa, Luís Fernando Vieira(foto), além do consórcio para acelerar as pesquisas com dendê (seja para produção de óleo comestível ou para biodiesel), ficou definida a participação da Embrapa nos programas para o melhoramento do cacau – em especial no combate a vassoura-de-bruxa. E mais: começam os estudos na busca de plantas tolerantes a greening citrus - doença que ameaça os pomares em São Paulo e na Flórida (EU). Nesse caso, a coordenação é do Labex Estados Unidos.

Esta terceira edição do workshop para articular as ações do CIBA (consórcio implantado em setembro do ano passado, em Brasília, em parceria com o CIRAD, e que movimenta US$ 4,6 milhões em 26 estudos direcionados principalmente aos temas meio ambiente  e mudanças climáticas) foi bem além de resultados pontuais como a definição de programas de pesquisa.

"A Embrapa conseguiu mobilizar cientistas da Europa, Estados Unidos e Brasil para trabalhar juntos em pesquisas para o resto do mundo", observou Vieira.

Deva Rodrigues (Mtb/RS 5297)Contato: (61) 3448-4113E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/