31/03/08 |

Programa de incubação de empresas é ampliado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A partir de  hoje (31) até 4 de abril, acontece em Brasília, o Treinamento em Empreendedorismo de Base Tecnológica e Diligência da Inovação, que conta com a participação de 27 empregados da Empresa, representando 17 unidades de várias regiões brasileiras. O curso é promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O objetivo é estender o Programa de Incubação de Empresas da Embrapa para as suas 41 unidades de pesquisa.distribuídas em quase todos os estados da Federação

Existem hoje no Brasil 10 empresas incubadas com tecnologias da Embrapa. A Empresa tem investido na incubação de empresas com o objetivo de atrair empreendedores com potencial para absorver conhecimento científico e tecnológico e que queiram desenvolver empresas inovadoras ligadas às cadeias produtivas do agronegócio.

O programa vinha sendo desenvolvido em cinco unidades de pesquisa: Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP), Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza (CE) e no Distrito Federal, onde atuam em conjunto a Embrapa Recursos Genéticos e biotecnologia, a Embrapa Cerrados e a Embrapa Hortaliças.

Mas o treinamento que começa hoje é o primeiro passo para estender o programa a todas as unidades de pesquisa da Embrapa no Brasil, como explica o Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral.

"As incubadoras de empresas são instrumentos de estímulo à inovação tecnológica, além de contribuírem para a geração de emprego e renda e, por isso, vêm crescendo rapidamente no Brasil e no mundo, especialmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental", ressalta.

De acordo com dados da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas), o Brasil ocupa posição de destaque ranking mundial de incubação de empresas, tanto pelo número de incubadoras e empresas incubadas, quanto pelas taxas anuais de crescimento, sendo líder da América Latina e do hemisfério sul.

O treinamento

O Treinamento em Empreendedorismo de Base Tecnológica e Diligência da Inovação é uma iniciativa da Unidade Coordenadora Regional Centro-Oeste no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia – PROETA, conduzido pela Embrapa.

O objetivo é nivelar os conhecimentos teóricos sobre o Programa, além de divulgar os principais conceitos e aspectos relacionados à inovação, ao empreendedorismo e à forma como atuar em relação à prospecção, análise e seleção de tecnologias com potencial de mercado e passíveis de incubação.

Segundo o consultor do PROETA na Embrapa, Félix Andrade, o treinamento visa informar aos empregados sobre o Programa, seus desdobramentos e o papel de cada um no seu desenvolvimento local.

"Espera-se que essa iniciativa capacite as diversas equipes da Embrapa para desenvolver análises preliminares do potencial mercadológico de novas tecnologias, além de disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo em suas unidades", afirma.

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaContatos: (61) 3448-4769 e 3340-3672fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/