01/04/08 |

Fubá de milho tem novas aplicações na indústria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana gira em torno dos "Novos produtos industrializados de fubá de milho". O programa vai ao ar pelo Canal Rural (NET/SKY) (4), à partir das 9h e é reapresentado no domingo (6) às 8h, pelo Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro - RJ), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O fubá de milho ganhou novas aplicações na indústria de alimentos, como resultado da pesquisa tecnológica realizada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos e a GEM Alimentos (GO).  O pesquisador José Luís Ascheri e a equipe da GEM Alimentos desenvolveram dois produtos utilizando a tecnologia de extrusão: uma farinha indicada para a produção de empanados e nuggets e a outra, apropriada para substituir parcialmente a cevada maltada na produção de cervejas.  "Com isto, a indústria de alimentos pode acrescentar valor a uma matéria-prima que existe em grande quantidade e que é barata, por meio de sua transformação em outros produtos", informa.

Como resultado da produção de grits, matéria-prima para a fabricação de snacks, o fubá, parecido com a semolina na granulometria, é um subproduto da moagem de milho, que se acumula em grandes quantidades na indústria moageira e que tem dificuldades para lhe dar uma destinação rentável.

O desenvolvimento destes produtos derivados do fubá oferece à indústria de moagem alternativas para a utilização para fins alimentícios, e conseqüentemente pode dar vazão à grande quantidade de fubá resultante do processamento do milho.  O fubá vinha sendo comercializado a baixo preço até para a indústria de minérios, que o utiliza na separação do ferro.

São diversos os benefícios do desenvolvimento dos novos produtos.  Por exemplo, a utilização do fubá pré-cozido para a cervejaria beneficia duplamente a indústria da bebida: diminui o custo da matéria-prima (a cevada maltada é bem mais cara) e reduz consideravelmente o tempo de produção de cerveja.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos em seus novos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Agroindústria de AlimentosJornalista: João Eugênio (Mtb 19.276)Telefone:(21) 2410-9537E-mail: joao@ctaa.embrapa.br

Embrapa Informação TecnológicaJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-44590E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/