03/04/08 |

Palestras, canjica e pamonha na Festa do Milho-2008

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Festa do Milho 2008 é um dia-de-campo com a cultura do milho verde para a agricultura familiar, acontece no domingo ( 6), a partir das 8 horas, na sede da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, com uma vasta programação reunindo as famílias que participam do Projeto Cidadania.

Três palestras marcam o evento. A primeira, com o tema Objetivos do Projeto Cidadania, será ministrada pelo chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Valdemício Ferreira de Sousa. Em seguida, o coordenador do projeto, o assistente de pesquisa José Ribamar Araújo, falará sobre o Sistema de Produção da Cultura do Milho para Agricultores Familiares.

Na terceira palestra, o representante da Associação dos Moradores do Bairro Buenos Aires - AMBA no projeto, Agnésio Nascimento Araújo, mostrará os resultados dos trabalhos deste ano. Durante toda a manhã, será servido milho cozido e assado, pamonha, mingau, canjica e cuscuz.

O Projeto

O Projeto Cidadania faz parte  do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP, que surgiu a partir de uma idéia do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Participam da ação 60 famílias carentes do bairro Buenos Aires, na zona norte de Teresina.

Há 15 anos essas famílias trabalham numa área de 10 hectares, no campo experimental da Embrapa Meio-Norte, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  plantando milho e feijão-caupi.

Elas recebem assistência técnica e insumos. Este ano, a previsão de colheita é de pelo menos 200 mil espigas de milho. A produção é distribuída entre as famílias, para o consumo delas, e a comercialização, como fonte de renda.

Fernando SinimbuRegistro 654 MTb/PI(86) 3225-1141 ramal 118fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/