08/04/08 |

Embrapa fortalecerá cooperação com a África do Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A diretoria executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai ampliar os esforços para ações de cooperação técnico-científica com a África do Sul. A primeira iniciativa nesse sentido ocorreu hoje (8), em Brasília, em reunião entre o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o ministro de Políticas Públicas daquele país, Joel Netshitenzhe (terceiro na foto, da esquerda para direita) e a chefia da Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

A prioridade é estabelecer um memorando de entendimento entre a Embrapa e  o Agriculture Research Council, instituto sul-africano que atua com pesquisa agrícola.

Para selar a parceria a coordenação da ARI vai realizar  um Workshop, provavelmente no começo do segundo semestre. A intenção é de reunir cientistas da Embrapa e do Council para que eles possam ampliar as discussões sobre o que cada instituição pode oferecer e quais as necessidades e prioridades do instituto sul-africano.

Segundo o chefe da ARI, Elísio Contini, a idéia é paralelo a esse evento possa ser estabelecido um novo memorando de entendimento entre a Embrapa e o governo da África do Sul, por meio do Agriculture Research Council, bem como as linhas de atuação da estatal brasileira e qual a contrapartida da organização sul-africana. "Eles têm um excelente trabalho em florestas e com vinhos, que pode perfeitamente ser uma referência nessa cooperação", observa Contini.

O que já se sabe é que os sul-africanos têm interesse em temas como nanotecnologia e biotecnologia. Além desses, o ministro Netshitenzhe adiantou que as tecnologias da Embrapa utilizadas em pequenas propriedades (ou por agricultores familiares) estão na pauta do seu governo.

Na reunião de Joel Netshitenzhe com Crestana e demais membros da diretoria executiva e a chefia da ARI também ficou definido que os pesquisadores sediados na Embrapa África (Acra-Gana) deverão dar continuidade ao diálogo iniciado hoje, verificando com os pesquisadores do Council temas pontuais que poderão ir para a pauta dessa cooperação.

Além do ministro Netshitenzhe e da embaixadora da África do Sul no Brasil, Lindiwe Zulu, a delegação também contava com o diretor sênior do Departamento de Economia Política, Alan Hirsch, o secretário de Políticas Públicas, Percy Moleke e o diretor do Departamento de Planejamento Setorial de Políticas Públicas, Hassen Mohammed.

Os temas de interesse da comitiva sul-africana Combate à pobreza; Agricultura familiar e extensão agrícola; Técnicas agrícolas para solos sul-africanos; Políticas e programas de biocombustíveis; Possíveis ações da Embrapa África para África do Sul Coordenação eficiente de políticas públicas;

 Deva Rodrigues (MTb/RS5297)Contato: (61) 3448-4113E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/