14/04/08 |

Vazio sanitario para soja será adotado por 9 estados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, alertam os produtores a tomar cuidados redobrados na colheita de soja para reduzir a perda de grãos que, além do desperdício, vai exigir mais esforços para eliminar as plantas de soja remanescentes.

É que, a partir de 2008, sobe para nove o número de estados brasileiros com adesão ao vazio sanitário, período de proibição de soja no campo durante a entressafra. Os estados que aderiram ao vazio são: MT, GO, MS, TO, SP, MG, MA, BA e PR.   O vazio sanitário é novidade, em 2008, no Paraná e na Bahia.

A regra geral para todas as regiões é a proibição de cultivo da soja no período estabelecido – veja calendário abaixo – e também a eliminação de soja voluntária ou tigüera (plantas originárias dos grãos caídos no solo).

Em safras passadas, as semeaduras de soja irrigada, na entressafra, serviu como uma "ponte verde" para a permanência do fungo no ambiente, prejudicando a safra de verão.

"O vazio sanitário é uma estratégia adicional no manejo da ferrugem asiática da soja (causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi), que objetiva reduzir a quantidade de esporos do fungo no ambiente e, dessa forma, inibir o ataque precoce à soja durante a safra", explica a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja.

Implantado, em 2006, em Mato Grosso e em Goiás , o vazio sanitário a  partir de 2007, foi adotado também pelo Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão, seguindo instruções normativas estaduais. A partir de 2008, PR e BA também passam a adotar a estratégia.

Manejo de soja voluntária

Como o produtor precisa eliminar as plantas voluntárias de soja, durante o vazio sanitário, o ideal é caprichar no manejo pós-colheita com a utilização de herbicidas recomendados e, em alguns casos, optar pelo controle mecânico ou capina manual.

"Um dos produtos mais usados na dessecação é o glifosato, mas os produtores que semearam soja RR precisam buscar herbicidas alternativos ao glifosato para controlar a soja voluntária", explica o pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa Soja.

 Além disso, Adegas orienta o produtor que não semear trigo ou milho, na sucessão da soja, a optar por culturas de cobertura, respeitando as características de cada região.  "O importante é não deixar o solo em pousio, pois uma área sem cultura estabelecida facilita o desenvolvimento de plantas daninhas ou mesmo da soja voluntária", analisa Adegas. 

Períodos de vazio sanitário para soja no Brasil:

MT - 15/06 a 15/09GO -  01/07 a 30/09MS - 01/07 a 30/09TO -  01/07 a 30/09SP - 01/07 a 30/09MG - 01/07 a 30/09MA - 15/08 a 15/10PR - 15/06 a 15/09BA – 15/08 a 15/10 Lebna Landgraf (MTb 2903)Embrapa SojaContatos: (43) 3371-6061lebna@cnpso.embrapa.br  

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/