15/04/08 |

Pesquisadores da Embrapa Soja recebem Prêmio Péter Murányi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participam, na quarta-feira(16) , às 21h, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo (SP), da cerimônia de entrega do Prêmio Péter Murányi 2008 - Alimentação.

A equipe vencedora do Prêmio é composta pelos pesquisadores da Embrapa Soja (Londrina-PR) Mercedes Concórdia Carrão Panizzi, José Marcos Gontijo Mandarino, Vera de Toledo Benassi e Marcelo Álvares de Oliveira. O trabalho vencedor, que tem como título Programa da Embrapa Soja para incentivo de utilização da soja na alimentação humana, participou de um processo de seleção envolvendo 57 trabalhos de instituições da América Latina.

"Estamos muito honrados, pelo reconhecimento ao trabalho que realizamos há mais de 25 anos. Com essa premiação, nos sentimos mais comprometidos e motivados a continuar o trabalho, com essa soja, que amamos tanto, e que nos surpreende a cada dia.

Pois é maravilhoso, vermos o poder dessa matéria-prima, que além das divisas que traz para o País, também fornece proteínas de excelente qualidade, faz bem para a saúde humana, e ainda - dentro do contexto de proteção ambiental - permite a obtenção de inúmeros produtos que utilizam o petróleo como matéria-prima", destaca a pesquisadora Mercedes Carrão Panizzi, da Embrapa Soja.

Soja na Alimentação

O Programa de Soja na Alimentação da Embrapa Soja foi idealizado, em 1985, com o desenvolvimento de cultivares de soja adaptadas ao consumo humano in natura. Em seguida, a Embrapa Soja deu início a ações de educação e informação sobre a utilização da soja na culinária, sobre as qualidades nutricionais da soja e seus benefícios à saúde. "Passamos também a desenvolver na Cozinha Experimental da Embrapa Soja receitas à base de soja e a produzir publicações que pudessem ampliar uso da soja", enumera Mercedes.

Em 20 anos, a Embrapa Soja avaliou e lançou cultivares de soja com características especiais para a alimentação humana; publicou mais de 10 livros de receitas, entre outras publicações promocionais técnico-científicas. Também foram organizados inúmeros cursos de culinária e orientados trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação. "Realizamos eventos técnico-científicos que trouxeram para o Brasil inovações na área de utilização de soja", destaca Mercedes Panizzi.

Segundo ela, desde 1986, o Programa tem relevante vinculação com o INTSOY – Internacional Soybean Program, da Universidade de Illinois (USA), com o Jircas (Japan Internacional Research Center for Agriculture Science), com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). "O envolvimento internacional da equipe vencedora do Prêmio mostra como sempre estivemos antenados com pesquisadores e instituições que estavam à frente das maiores inovações mundiais na área de utilização de soja", destaca Mercedes.

A Fundação Péter Murányi e o Prêmio Péter Murányi foram idealizados e concebidos pelo empresário húngaro Peter Murányi, cidadão brasileiro desde 1949. O Prêmio Péter Murányi é concedido anualmente, desde 2002, em reconhecimento a trabalhos das áreas de saúde, alimentação, educação ou desenvolvimento científico e tecnológico, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos povos situados abaixo do paralelo 20 de latitude norte (hemisfério sul), região onde estão localizadas as populações em desenvolvimento.

ProgramaçãoCerimônia de entrega do Prêmio Péter Murányi 2008 – AlimentaçãoLocal: Espaço Rosa  Rosarum (São Paulo – SP)Horário: 21h

Informações na Fundação Péter Murányi: (11) 3873-2887Informações na Embrapa Soja: (43) 3371-6000

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/