15/04/08 |

Dia de Campo na TV aborda inseminação artificial em bubalinos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Inseminação artificial em bubalinos" é o tema da semana no Dia de Campo na TV. O programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental (Belém - PA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E vai ao ar dia 18 de abril, a partir das 9h pelo Canal Rural (NET / SKY), com reapresentação no domingo (20), às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou parabólica).

A inseminação artificial pode ser usada com sucesso em bubalinos, como comprovam as pesquisas realizadas na Embrapa Amazônia Oriental. Apesar de ainda pouco utilizada no Brasil, a adoção dessa tecnologia - que substituiu o acasalamento convencional entre os animais a campo pela intervenção do homem - mostra-se viável e econômica, inclusive para os produtores que trabalham na agricultura familiar.

Todo o rebanho da Embrapa Amazônia Oriental é acasalado por inseminação artificial e os resultados de campo demonstram que é possível fechar o ano com mais de 90% de animais gestantes, quando o índice médio de fertilidade nos rebanhos do País não ultrapassa os 65%.

São muitas as vantagens do uso de sêmen de touros melhoradores. Com a inseminação artificial, os produtores têm acesso a material genético de alto valor agregado a um custo bastante acessível. Além de elevar a produtividade animal quanto à produção de leite ou carne, o pesquisador Alexandre Rossetto Garcia lembra que a tecnologia permite a padronização do rebanho, o controle de doenças sexualmente transmissíveis, a ordenação do trabalho na fazenda, a introdução de genótipos sem a necessidade de aquisição ou deslocamento do reprodutor, além da diminuição do custo com reposição de touros.

Em regime de inseminação artificial, um mesmo reprodutor pode ter mais de 100 mil filhos, enquanto na monta natural um touro geraria, em quatro anos de vida útil reprodutiva, de 120 a 400 filhos. Os bezerros gerados dessa forma evoluem de maneira rápida se comparados com os descendentes de touros convencionais, o que representa um ganho adicional futuro sobre o preço do bezerro.

Alexandre Rossetto Garcia ressalta que uma das mais importantes inovações alcançadas com as pesquisas é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo, pela qual é possível inseminar um grande número de fêmeas no mesmo dia, sem a necessidade de prévia observação do cio. "Isso é um grande avanço tecnológico especialmente para produtores de estados de grande dimensões, como Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, onde há fêmeas mantidas em propriedades longínquas e onde o acesso à mão-de-obra qualificada é difícil".

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos em seus novos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Amazônia OrientalJornalista: Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR)Telefone:(91) 3204 1200E-mail: izabel@cpatu.embrapa.br

Embrapa Informação TecnológicaJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-44590E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/