17/04/08 |

Malasianos conhecem pesquisas com dendê

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Representantes do Malaysian Palm Oil Board (MPOB),  considerado um dos maiores  centros de   pesquisas com dendê no mundo, e da Agência Federal de Desenvolvimento  Agrícola da Malásia (FELDA), visitaram na manhã de quinta-feira(17)  a  Embrapa Amazônia Ocidental.

A Chefe-Geral da Unidade, Maria do Rosário Lobato Rodrigues, recebeu a  comitiva composta por Suhaidi Hamzah e Lee Chin Tui da FELDA, Esnan Ab. Ghani do MPOB e Iderlon Azevedo da Braspalma.

Após uma apresentação institucional focada nas pesquisas desenvolvidas  com  a cultura do dendê, os visitantes conheceram o Laboratório de Sementesde  Dendê e o Escritório de Negócios da Amazônia.

O MPOB é o instituto responsável pelo suporte tecnológico de pesquisas  com  dendê na Malásia, hoje com mais de 4 milhões de hectares plantados. AFELDA é líder mundial na indústria de óleo vegetal – uma empresa de  capital misto que, entre outras atividades, realiza assentamentos com  dendê, seringueira, coco e cacau e responde por cerca de 40% da produção  de óleo de dendê na Malásia.

A comitiva dos malaios tem interesse em desenvolver um projeto de  cultivo  e produção de dendê, em parceria com o Governo do Estado, com  investimentode recursos financeiros e tecnológicos.

Além da Embrapa, a visita inclui ainda, o Governo do Estado, a  Secretaria  de Produção Rural, a Secretaria de Planejamento, o Instituto de  Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas, o Instituto deTerras  do Amazonas, a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas e aárea portuária de Manaus.

Adriana Ribeiro

Embrapa Amazônia Ocidental(92) 3621-0360adriana.ribeiro@cpaa.embrapa.br

Assessoria de Comunicação SocialRosângela Evangelista da Silva(MTb 764/DF)Contato: 61 34484113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/