17/04/08 |

Embrapa vai coordenar projeto para plantio de cana na África

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, intensifica a agenda da instituição na África. No domingo (20), além de inaugurar, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as novas instalações da Embrapa África (Acra-Gana), ele assina um memorando de entendimento com a Constran S/A Construções e Comércio, para viabilizar projetos conjuntos nas áreas de monitoramento da produção de cana-de-açúcar em Gana.

O memorando abre as portas para novas parcerias da estatal brasileira com a iniciativa privada, no sentido de tornar possível projetos de desenvolvimento sustentável para o continente africano, por meio da transferência de tecnologia.

A parceria com a Constran – uma das maiores empresas do setor da construção civil do Brasil – dará à Embrapa a coordenação de um grande projeto técnico para o plantio de 30 mil hectares de cana na região norte de Gana.

Pacote tecnológico

Essa cooperação incluirá as atividades de avaliação técnica das áreas de produção da cultura, do projeto de produção, elaboração de estudos de viabilidade para o uso de irrigação, acompanhamento e monitoramento das atividades de campo, agricultura de conservação, entre outros pontos.

O memorando de entendimento diz que o contrato para o "pacote tecnológico" a ser construído pela Embrapa terá duração de cinco anos. Os técnicos têm expectativa de que será possível a produção de 180 milhões de litros de álcool ao ano, considerando o plantio dos 30 mil hectares da Constran . O projeto da construtora – que agora investe em agricultura – envolve todas as fases, do plantio até a produção de etanol.

Para Silvio Crestana o formato de projeto a ser desenvolvido com a Constran demonstra, na prática,  o quanto a Embrapa África pode contribuir para novas fronteiras para iniciativa privada brasileira, seja em termos de negócios ou de contribuição social. Isso significa que, ao transferir tecnologia, produtos e serviços, sempre haverá mercado para máquinas, equipamentos e investimentos. 

Nova sede da Embrapa África

O prédio das novas instalações (foto) da Embrapa África, com atividades desde novembro de 2006, também vai abrigar  o International Food Policy Research Institute (IFPRI) e a Alliance for Green Revolution in Africa (AGRA). O edificio, conforme informa o coordenador da Embrapa África, Cláudio Bragantini (à direita na foto), é de propriedade do Conselho para Pesquisa Científica e Industrial (CSIR) e foi totalmente reformado para essa finalidade.

A direção do CSIR preparou um andar do prédio somente para as atividades da Embrapa África – entre elas treinamentos  para técnicos africanos que deverão ser realizados junto com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).  Até agora, os pesquisadores Bragantini e Paulo Galerani (à esquerda na foto)  trabalhavam nas dependências da sede administrativa do CSIR.A cerimônia de inauguração está marcada para às 11 horas (horário de Brasília).

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Contato (61) 3448-4113E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/