23/04/08 |

Brasil e Uruguai discutem preservação de campo natural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sul – Unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa – em parceria com a Facultad de Agronomia, Universidad de La Republica , do Uruguai realizam no sexta-feira( 25) a manhã de campo "El campo natural del Uruguay y Sur de Brasil: Sustentabilidad del present y futuro".

O evento tem como objetivo principal a apresentação, para técnicos e produtores rurais, do projeto "Valorização da diversidade florística e manejo sustentável do Bioma Pampa: interações planta-animal e suas repercussões na produção animal" , liderado pela pesquisadora da Embrapa, Cristina Genro.

O trabalho de pesquisa,  realizado com pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais tem como foco a preservação de um ecossistema único no planeta com uma extensa diversidade animal e vegetal. Esse ecossistema - que compreende a Região Sul do Brasil, como todo o Uruguai e o Nordeste da Argentina - recebe em nosso país o nome de Bioma Pampa e é responsável pela alimentação de cerca de 90% do rebanho de produção de carne do Estado.

Por isso, é necessária a compreensão de todos para a importância da conservação, de um manejo correto, além da valorização dos produtos primários, que podem ser originados a partir do Bioma Pampa, bem como dos campos uruguaios e argentinos.

"É preciso cada vez mais salientar a importância do Bioma Pampa e para isso a comunidade científica deve avançar e inovar na geração do conhecimento sobre todo o contexto desse ecossistema, além das interações com os herbívoros que nele habitam", declara a pesquisadora  Cristina Genro.

A manhã de campo começa a partir das 08h00min na Estación Experimental Prof Bernarndo Rosengurtt (EEBR) da Facultad de Agronomia, Universidad de la Republica. E conta com o apoio do Instituto Nacional de Investigacion Agropecuária (INIA – Uruguai); Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Universidade Federal de Santa Maria, UFSM e Universidade Federal de Pelotas, UFPEL.

 

Programação: 

8:00 hrs.                         Recepción e inscripción de participantes

 8:15 - 8:30 hrs.          Bienvenida por parte de autoridades de la Facultad de Agronomía (Ing. Agr. Yerú Pardiñas) 

8:30 - 9:30 hrs.     El programa de investigación e innovación "Valoração da diversidade florística e manejo sustentável do Bioma Pampa: interações planta-animal e suas repercussões na produção animal"

 Descripción, principales avances y oportunidades

(Dra Cristina Genro, EMBRAPA Pecuária Sul, Bagé, Brasil, Dr. Carlos Nabinger, UFRGS, Porto Alegre, Brasil; Ing. Agr. Pablo Soca, UDELAR, Uruguay) 

9:30 -11:15 hrs.             Visita a Experimento ubicado en EEBR

"Mejora en la eficiencia bioeconómica de la cría vacuna mediante empleo de recursos genéticos y ofertas de forraje en pastoreo de campo natural" 

9:45 -10:00 hrs.             Aportes del experimento a la trayectoria tecnológica de la cría vacuna  pastoril. (Ing. Agr. Pablo Soca, UDELAR) 

10:00 - 10:30 hrs.           Ecología del campo natural: Aportes del experimento al modelo de manejo de comunidades de la región Noreste del Uruguay.  (Dr.  Fernando Olmos, INIA Tacuarembo) 

10:30 - 10:45 hrs.       El recurso genético vacuno: ¿Qué hemos aprendido? y ¿Como se  relaciona con la investigación anterior de la EEBR ? (Dra. Graciela Quintans y Dra. Ana Espasandin) 

10:45 - 11:00 hrs.        La vaca por dentro: ¿Qué nos aporta verlo? (Dra. Mariana Carriquiry) 

11:00 - 11:15 hrs.       Retorno al salón 

11:30 - 13:00 hrs.      Aportes del proyecto "Bioma Pampas" a la ganadería de precisión  del siglo 21. 

11:45 - 12.00 hrs.          Paulo Cézar de Faccio Carvalho, UFRGS

12:00 - 12:15 hrs.          Pablo Soca, UDELAR

12:15 - 13:00 hrs.          Preguntas, comentarios y evaluación final de la Jornada.

 

 

Cristiane Betemps – MTB 7418 – RSbetemps@cppsul.embrapa.br

Colaboração:Estag. Marcelo PimentaEmbrapa Pecuária SulContatos:(53) 3242 8499 Ramal 253 ou 239

Local do evento: Ruta 26, Km 402.5, em Cerro Largo, Uruguai.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/